Morre professora da Ufal com vasta contribuição na Educação
Anamelea de Campos Pinto havia retornado ao Brasil depois de encerrar o pós-doutorado na França, em março
- Atualizado em
Faleceu na madrugada desta quarta-feira (4) a professora Anamelea de Campos Pinto, do Centro de Educação da Ufal. Ela estava internava num hospital na cidade de Recife, onde não resistiu a um transplante de fígado. A comunidade universitária lamenta a morte da docente que havia retornado ao Brasil após terminar o pós-doutorado na Université de Poitiers, na França, em março deste ano.
Anamelea era doutora em Educação, com atuação no ensino a distância e no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal (PPGE), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na área. A professora também fazia parte do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, coordenava e orientava núcleos de pesquisa e gerenciava grupos de trabalho. Atuou como coordenadora do Núcleo de Comunicação e Produção de Materiais Didáticos, na Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), onde também esteve à frente numa das gestões e representou a Ufal no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A docente foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e até o ano passado realizou uma capacitação na Universidade Aberta de Portugal.
Homenagens
A coordenação do Cedu suspendeu as aulas nesta quarta-feira (4) e divulgou uma nota. “ Lamentavelmente, nossa professora Anamelea partiu. Em luto por esta triste perda, suspenderemos as aulas do Cedu no dia de hoje. Que sejamos tomados pelas boas lembranças do que vivemos com Ana e do quanto ela contribuiu com nosso Centro de Educação. Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos. Em tempo, solicitamos que os representantes de turmas estendem o informe aos demais estudantes”.
Anamelea foi lembrada em diversas homenagens de colegas e alunos da Ufal nas redes sociais. “A Ufal, a UAB, o Cedu e o PPGE estão em luto. Presto a última homenagem à colega de jornadas em prol de uma educação a distância de qualidade e a formação de novos professores e pesquisadores. Sua presença trazia alegrias, acolhimento e muita vida. Descanse em Paz!”, escreveu o coordenador do PPGE, Luis Paulo Mercado.
A professora Jusciney Carvalho externou a ausência sentida com a morte da amiga. "Hoje eu fui caminhar às seis da manhã. Fui procurar a minha parceira, que sempre surgia na esquina me acenando euforicamente e sorrindo com nosso reencontro.. Ela estava lá. Ela está lá. O sol doído saiu das nuvens e se aqueceu. É o que sinto nessa passagem da minha amiga querida, irmã de coração e de alma", publicou no Facebook.
A docente Cida Batista de Oliveira também lamentou: “Foi embora para uma nova dimensão Anamelea, com certeza já está no céu, virou uma estrela da educação. Vai fazer muita falta”.
Amigos compartilham que Anamelea de Campos Pinto será lembrada pela contribuição na área que dedicou à docência e, especialmente, pelo sorriso e pela alegria de viver. Em sua página na rede social Facebook ela destacou a foto de uma dedicatória do livro Você é insubstituível. A última frase sugere: “Não tenha medo dos tropeços da jornada”.
Confira no anexo o voto de pesar e condolências aprovado por unanimidade na reunião do Consuni desta segunda-feira (9).