Morre professor aposentado que marcou história no Instituto de Física

Uriel Costa implantou a pós-graduação no IF e publicou mais de 50 artigos internacionais

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
O professor Uriel, durante a homenagem aos 40 anos do IF
O professor Uriel, durante a homenagem aos 40 anos do IF

O Instituto de Física da Ufal divulgou nota de pesar pelo falecimento do professor aposentado Uriel Medeiros de Souza Costa. Ele faleceu na última quarta-feira (30), o velório acontece no cemitério Parque das Flores e o sepultamento está marcado para às 11h, logo após uma missa em homenagem ao docente. 

O professor Uriel atuou na Ufal no período de 1973 a 1997, quando se aposentou. Ele foi um dos principais responsáveis pela criação de grupos de pesquisa em Física na instituição durante a década de 1980 e na implantação e consolidação do Programa de Pós-graduação em Física, onde coordenou de 91 a 93.  O docente também teve participação ativa em encontro científicos, ficando à frente da coordenação do 8º Encontro de Físicos do Nordeste, em 1990. 

Uriel concluiu mestrado na Universidade de Brasília (UNB) e doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e realizou estágios de pós-doutoramento no Service de Physique Theorique, em Saclay, França; na Universidade de Colônia, Alemanha; e na University of Western Ontario, Canadá. Após sua aposentadoria pela Ufal, foi professor visitante na Universidade Federal do Ceará (UFC) e desde 2004 atuava como professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).  

O professor Uriel Costa publicou mais de 50 artigos em periódicos científicos de circulação internacional e foi pioneiro no estudo da propagação de danos em sistemas físicos.  Também assumiu várias posições administrativas em prol do desenvolvimento científico e acadêmico das instituições por onde passou. “Sua jovialidade, grande entusiasmo e espírito de solidariedade serviu de exemplo às novas gerações. Todos que foram contagiados por seu sorriso sentirão muitas saudades”, destaca a nota do IF.

IF em luto

O Instituto de Física da Ufal também lamentou, por meio de nota, o falecimento do ex-aluno Wallyn Vieira da Silva. Ele ingressou na licenciatura a distância em 2011 e concluiu em 2016 após depender o TCC sobre O ensino da Física na perspectiva do currículo contextualizado na prática docente.

“Sem dúvida o falecimento dele é uma grande perda para os familiares e amigos, bem como para o ensino de Física do nosso Estado”, ressalta a nota de pesar.