Professor de percussão da Ufal faz turnê pelos Estados Unidos
Augusto Moralez se apresenta com seu vibrafone em cinco universidades norte-americanas
- Atualizado em
Durante dez dias, a música brasileira vai estar na bagagem do percussionista Augusto Moralez, que também é professor da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, na turnê que fará em cinco universidades norte-americanas. Desde esta segunda-feira (22) até o dia 30 de abril, Moralez toca em instituições da Carolina do Norte, do Tennessee e de Los Angeles e também vai dar aulas sobre sua pesquisa com o vibrafone.
Moralez vai apresentar repertório inédito, encomendado por ele mesmo, de música brasileira para vibrafone. Em sua viagem, o percussionista também pretende firmar convênios com artistas internacionais. “Todos os anos eu tento participar de eventos internacionais e busco firmar convênios e intercâmbios que o NUP [Núcleo de Percussão da Ufal] tem realizado desde 2016, quando assumi o núcleo”, destacou o coordenador do NUP, equipamento cultural vinculado à Coordenadoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão da Ufal.
Com essas parcerias internacionais, em quase três anos, a Ufal, por meio do NUP, recebe artistas dos Estados Unidos, da Austrália, da Dinamarca e do México. “Como contrapartida, tento visitar esses países levando esse meu repertório inédito e dando aula sobre minha pesquisa com o vibrafone”, anunciou.
O NUP
Criado em 2012, o NUP, além de equipamento cultural, é um programa de extensão que tem como projetos o Percufal, grupo de percussão da Escola Técnica de Artes, e o Repertório Brasileiro para Vibrafones. Também desenvolve trabalho de criação de grupos e aulas de vários instrumentos abertas à comunidade.