Seminários da pós-graduação incentivam capacitação de servidores

Projeto é iniciativa da Progep em conjunto com a Propep

Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
Seminário realizado no PPGQB. Foto: Pedro Ivon

Os seminários dos Programas de Pós-graduação (PPGs) das Unidades de Ensino (UE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocorrem de maneira periódica e, normalmente, são voltados para os alunos da própria pós-graduação. Apesar disso, as apresentações são abertas ao público e toda a comunidade acadêmica pode participar.

Visando uma maior aproximação dos servidores aos PPGs, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), propõe a participação nos seminários também como uma forma de capacitação para os servidores interessados.

“Foi um projeto que surgiu porque às vezes você quer fazer uma pós, um mestrado, um doutorado, mas não sabe pra onde vai, que linha seguir”, explicou Melinda Torres, do setor de Capacitação da Progep, sobre o incentivo aos servidores. Dessa forma, além de ganhar uma capacitação na área do programa escolhido, o servidor ainda pode escolher fazer a pós-graduação já sabendo que linha gostaria de seguir.

A técnica de laboratório do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Carol Fradique, participou dos seminários como aluna de mestrado e doutorado. “Posso afirmar que vejo esses ciclos de seminários como uma oportunidade bastante interessante para servidores que pretendem se qualificar mas ainda não escolheram a área ou projeto de pesquisa, pois através destes é possível conhecer as linhas do PPGQB”, disse , e destacou que os seminários possibilitam “ao servidor o conhecimento acerca da infraestrutura e equipamentos disponíveis em algumas unidades da Universidade para execução do seu projeto de capacitação”.

Sobre os seminários

De acordo com o professor de Química Analítica do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), Josué Carinhanha, um dos objetivos do programa é desenvolver pesquisas, sejam elas aplicadas ou básicas, e realizar uma formação de recursos humanos.

“Os ciclos vão além de avaliar a postura e qualidade de um seminário. No PPGQB, estabelecemos mais critérios avaliativos e a cada semestre verificamos o avanço dos pós-graduandos no aprofundamento dos temas nas áreas de Química e Biotecnologia, na postura profissional, na qualidade das apresentações e das discussões de forma interativa”, comentou a professora Daniela Anunciação , uma das responsáveis pela disciplina de Seminários do PPGQB desde o semestre 2015.2.

Os servidores que assistem aos seminários de qualquer programa de pós-graduação da Ufal devem assinar uma lista de frequência e terão uma declaração emitida pela Progep, que certificará sua participação. Quando acumular 20h, o servidor pode reverter em horas de capacitação.