NTI explica como utilizar as principais ferramentas para uso no PLE
Núcleo de Tecnologia da Informação recomenda os sistemas oficiais da Ufal como meios de ensino durante este período
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Com o retorno das atividades acadêmicas da graduação por meio do ensino não presencial, professores e alunos devem estar preparados para lidar com a nova realidade de aulas inteiramente remotas.
A Universidade oferece uma gama de ferramentas onde os docentes poderão fazer uso dos sistemas oficiais da Ufal. O NTI orienta o corpo docente sobre o fluxo, em 5 etapas, a ser seguido para o gerenciamento da turma no ensino não presencial.
Sieweb
A disciplina deve estar devidamente ofertada no Sieweb e com alunos matriculados.
Sicam
O professor deve utilizar o Sicam (sistema integrado com a base de dados do Sieweb) para criar o ambiente da turma no AVA Moodle.
O Sicam mostra na íntegra todos os passos que estão sendo executados na criação do ambiente no Moodle. Se por acaso, algum aluno seja matriculado na turma no Sieweb após a criação do ambiente no Moodle, não tem problema, pois a inclusão deste aluno no Moodle será automática.
O NTI preparou um tutorial explicando o passo a passo para realizar a criação de ambiente no Moodle, migrando dados da turma e alunos do Sieweb para o Moodle através do Sicam.
Veja o tutorial: como migrar turmas do Sieweb para o AVA Moodle.
Moodle
O Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial da UFAL, sendo assim, a principal ferramenta utilizada pela comunidade acadêmica para o ensino a distância (EAD) e auxílio nas atividades semipresenciais.
Para preparar o ambiente de uma turma no Moodle, o primeiro passo do docente será reunir todo o material digital necessário para suas aulas. Por material digital entende-se: material em arquivo de texto (recomenda-se o uso do arquivo em pdf), material em vídeo ou áudio (recomenda-se utilizar o link para plataformas externas) e programar atividades que devem ser entregues dentro da plataforma Moodle. Em seguida, o professor irá disponibilizar todo o material na plataforma separando por semanas de curso, formatar os tipos de atividades e divulgar o link da sala de webconferência para o momento da aula síncrona via Google Meet.
A Cied preparou vídeos tutoriais sobre a configuração do ambiente da turma no Moodle.
Google Meet
O Google Meet será a principal ferramenta para aulas síncronas da Ufal. Os docentes pode usar o Google Calendário para agendar a aula síncrona previamente e disponibilizar o link para o encontro on-line no Moodle, desta forma, apenas os alunos matriculados terão acesso. O docente é o coordenador da sala e apenas ele pode autorizar a entrada dos alunos.
O Google Meet permite convidar até 100 participantes para uma reunião on-line e pode ser gravada. Entretanto, a gravação fica disponível por tempo limitado e deve baixada pelo docente em até trinta dias para não perder o arquivo.
O NTI criou um tutorial que explica passo a passo de como gravar reuniões no Google Meet.
Encerramento da disciplina e computação das notas
Após o encerramento de todas as atividades da disciplina no Moodle, o professor deverá registrar manualmente todas as notas das avaliações e frequência dos alunos no Sieweb.
Docentes, fiquem atentos ao passo a passo e bom retorno às aulas!
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo e-mail atendimento@nti.ufal.br .