Professor Fábio Guedes da Feac lança livro Veredas do Tempo
Noite de autógrafos será nesta terça (4), às 19h, no Bodega do Sertão
- Atualizado em
O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) Fábio Guedes, também diretor-presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), lança amanhã, 4 de fevereiro, às 19h, no restaurante Bodega do Sertão, o livro Veredas do Tempo – Ensaios analíticos de economia e administração política. O livro foi produzido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a editora paulista Hucitec. O evento é aberto ao público.
Veredas do Tempo traz uma antologia de artigos, relatos, pesquisas e conferências produzidas dos anos 2000 até os dias atuais, apontando para as mudanças de perspectivas da análise do economista sobre os cenários econômicos e políticos do país. A obra, dividida em quatro partes, com 31 capítulos, reúne textos publicados em sites e revistas especializadas, mas com uma linguagem acessível ao grande público. A obra é fruto d e uma pa rceria editorial entre a gráfica e editora do Estado com a editora paulista, vencedora do Prêmio Jabuti de 2019.
“Os ensaios escritos pelo professor Fábio Guedes Gomes nos apresentam um intelectual – não apenas um economista – que possui duas características fundamentais: o apreço pela História do Pensamento Econômico como fonte de inspiração e de raciocínio crítico para entender o funcionamento das economias modernas e, particularmente, da economia brasileira. Mas revelam também a sua adesão, tanto no plano intelectual, como no campo político, ao Desenvolvimentismo, o qual não é apenas uma doutrina ou escol a de pen samento, mas uma das formas de organização do capitalismo”, afirma o economista José Luis Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador sênior do CNPq e líder do grupo de pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Ele é o autor do prefácio do livro Veredas do Tempo.
Sobre Fábio Guedes Gomes
Fábio Guedes Gomes é Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade federal de Alagoas (UFAL). Leciona nos cursos de Graduação e Mestrado em Economia. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Autor de livros como Outro Modo de Interpretar o Brasil: ensaios de administração política (2017), Ensaios sobre o Desenvolvimento e a Economia Política Contemporânea (2014), O Livre P ensamento nos Fóruns Sociais: teoria social crítica e economia política contemporânea (2011) e (Des)Ordem e Regresso: o período de ajustamento neoliberal no Brasil, 1999-2000 (2009). Gomes atualmente é diretor-presidente da Fapeal, vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e membro Associado do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para Desenvolvimento (Cicef).