Professores recebem capacitação para trabalhar com mídias digitais

Além das aulas, cursos também levaram a novas atividades

Por Jacqueline Freire – jornalista
 | nothing

Desde o início da pandemia, as coordenações do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias vêm realizando videoconferências instrutivas para capacitar os professores a trabalharem de forma remota neste tempo de isolamento social. Entre as atividades, foram realizados cursos de Introdução ao Zoom e Criação de Canal no Youtube; Introdução ao Google for Education; Introdução ao Software OBS; Apresentação do WebConf RNP; Apresentação de Ferramentas Digitais de Auxílio às Aulas Remotas e EAD; e Como Engajar, Interagir e Coletar Respostas em Momentos on-line com os seus Alunos.

Para o professor Márcio André Araújo Cavalcante, as videoconferências instrutivas possibilitaram, num cenário tão adverso, pelo menos dois legados para o período pós pandemia. “Um deles seria a capacitação dos nossos profissionais, que a partir de agora promoverão com uma maior frequência bancas de trabalhos de conclusão de curso de forma remota, seja de graduação, mestrado ou doutorado, além de eventos e cursos on-line, com a participação de profissionais de outras instituições, até mesmo de fora do país, com um custo praticamente nulo. Outro legado importante seria um projeto de inclusão digital de nossos alunos em situação de vulnerabilidade social, uma vez que a exclusão digital é um problema mesmo num cenário pós pandemia”, explica.

As capacitações contaram com a participação de um número expressivo de professores que atuam no Ceca, uma delas chegou a ter 80 professores acompanhando as discussões em tempo real. “Como fruto destas capacitações, vários cursos de extensão têm sido realizados por docentes e discentes do Ceca, como é o caso dos cursos de Nivelamento em Matemática e em Física para os calouros dos cursos de graduação do Campus”, comenta o professor.