Servidor comemora 50 anos de trabalho ativo na Universidade

Manoel Messias é o primeiro servidor técnico que continua em atividade com cinco décadas de instituição

Por Diana Monteiro – jornalista
Servidor Manoel completou 50 anos ativos de trabalho | nothing
Servidor Manoel completou 50 anos ativos de trabalho

Estar há 50 anos numa vida ativa de trabalho é uma realidade para poucos servidores públicos  e até raro em muitas instituições de serviço público. Mas na Universidade Federal de Alagoas, essa realidade existe com o técnico-administrativo Manoel Messias Rodrigues Barbosa, que faz dele o primeiro servidor ativo da instituição com tanto tempo de serviço.

Manoel ingressou na Ufal no dia 14 de agosto de 1970, quando ainda ia completar 18 anos de idade, ano em que também assumiu outra grande responsabilidade, o casamento. Como ele mesmo diz, foram muitos os desafios para a construção da vida profissional e pessoal. Relembra com orgulho e emoção toda a sua luta, permeada por alguns desafios para a realização de seu sonho:

“Trabalhei muito, dia e noite, para dar conta das tarefas, mesmo sendo tão jovem, para ingressar como servidor da universidade. Em 14 de agosto de 1970, assinei o meu primeiro contrato celetista com o professor Nabuco Lopes, o terceiro reitor na linha de sucessão da instituição. Cantei o hino nacional com muita garra e vontade, fazia parte do ritual, pela conquista e vitória”, diz comemorando o inesquecível momento guardado na memória e no coração.

Bastante conhecido no meio universitário, onde construiu sólidas amizades ao longo de sua trajetória profissional, Manoel atualmente pertence ao quadro de recursos humanos da Pró-reitoria de Extensão (Proex), com o desempenho de atividades no Espaço Cultural.  Ao relembrar o ingresso na Ufal, Manoel faz uma breve retrospectiva da larga experiência adquirida, oportunizada por aprendizado e dedicação ao trabalho, em sua área de atuação administrativa, a contabilidade.

Na Reitoria, trabalhou nos departamentos de Contabilidade e Finanças (DCF) e no de Pessoal (DP), na CPPTA, no Conselho de Curadores (Cura)l e da Fundepes.  Desempenhou também seu trabalho no ICBS, especificamente no Departamento de Zoologia  e no Labmar, que é o Laboratórios de Ciências do Mar . A disposição ao trabalho estende-se também, atualmente, às duas entidades representativas de seu segmento: na Atufal  (Associação), onde ocupa o cargo de primeiro secretário e no Sindicato (Sintufal) é Titular do Conselho Fiscal.

Em sua longa jornada de vida ativa na Ufal, participar de acontecimentos festivos na instituição também estão bem guardados na memória de Manoel : “Tenho boas recordações e muita saudade das grandes festas que existiam em nossa universidade”, diz o alegre e comunicativo servidorl.

A aposentadoria é vislumbrada e um dia chegará, mas segundo ele,  por enquanto permanece adiada. O motivo principal? A nova legislação vigente, com perdas reais de vantagens salariais. ”Por enquanto, sigo trabalhando. Todos os desafios  superei por minha fé em Deus que é infinita”, afirmou Manoel Messias mostrando disposição para o prosseguimento de uma jornada iniciada há 50 anos na maior instituição de ensino superior de Alagoas.

Evolução e desafios

Ter a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da Ufal ao longo desses 50 anos ativos de trabalho, Manoel considera um privilégio, assim como também fazer parte do seu crescimento. Para ele, todos os administradores que estiveram à frente da instituição tiveram contribuição no processo de evolução da universidade.

Gerir atualmente a Ufal, segundo o experiente servidor, é um grande desafio para o atual reitor, com uma pandemia em curso que impôs mudanças no ritmo administrativo e acadêmico da instituição. Mesmo com tantas adversidades, para Manoel é visível a dedicação e o empenho da atual administração para que a universidade continue crescendo e evoluindo. “Professor Tonholo e sua equipe estão desenvolvendo um grande trabalho científico e técnico, um grande aprendizado na área acadêmica. O que não é fácil, diante dessa pandemia que atinge o mundo. Um destaque para a luta que vem travando para garantia de direitos dos técnicos - administrativos ativos, aposentados e pensionistas, pela qualificação dos três segmentos universitários, visando o crescimento da Ufal como uma universidade pública e gratuita, a exemplo de grandes universidades do país”, enfatiza Manoel.

Reconhecimento

Em janeiro de 2021, quando a Ufal comemorará 60 anos, Manoel receberá uma homenagem em reconhecimento aos seus serviços. Segundo o reitor Tonholo, são 50 anos de exemplo de cidadania. "É com muito orgulho que vemos um servidor chegar à marca desse tempo de carreira. Ficamos muito felizes. A Universidade vai reconhecer isso na primeira oportunidade", afirma.