Ufal e Tribunal de Contas de Alagoas firmam parceria técnica
Termo institucional mútuo contempla diversas ações, entre elas a participação do Conexão Mais na grade da TV Cidadã
- Atualizado em
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e o presidente do Tribunal de Conta do Estado de Alagoas (TCE-AL), conselheiro Otávio Lessa, assinaram na segunda-feira (24) um termo de cooperação técnica entre as instituições. O documento prevê diversas atividades de interesse mútuo, desde consultorias ao desenvolvimento conjunto de projetos voltados à pesquisa, gestão, ensino e extensão. A cerimônia ocorreu no TCE, no Farol.
Também ficou respaldada a veiculação, por meio da TV Cidadã (canal 35.2 em sinal aberto), mantida pela Corte em Alagoas, de conteúdo audiovisual educativo, cultural e informativo produzido pela Ufal, a exemplo do Conexão Mais, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) que transpôs em formato digital o Conexão de Saberes. O Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes, atende mais de 300 alunos, e foi adaptado devido à pandemia do coronavírus.
“É uma satisfação imensa poder contar com a parceria com o Tribunal de Contas que prontamente acatou e disponibilizou na grade da TV Cidadã as videoaulas do Conexão Mais disponíveis no YouTube oficial da Ufal, ampliando o alcance para estudantes que vão fazer o Enem. O conteúdo veiculado serve não apenas aos estudantes, mas a todos que querem ingressar no ensino público superior”, disse o reitor.
Para o conselheiro Otávio Lessa, consolidar as relações institucionais fortalecem o compromisso cidadão, de prestação de serviços à sociedade. “Buscamos manter o diálogo aberto para que sejam discutidas novas articulações que resultem em benfeitorias para sociedade alagoana. Renovo o interesse institucional do Tribunal em pensar em conjunto com a Ufal formas de atender a capital e as demais cidades de Alagoas”, afirmou Lessa.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, a transmissão das aulas em cadeia aberta e fechada de televisão dá sequência à ação extensionista do Conexões de Saberes.
“Garantimos o acesso ao conteúdo integral do curso de forma remota para todos os alunos, por meio de videoaulas com assuntos das mais variadas disciplinas exigidas pelo Enem. É fundamental dizer também que o apoio do MEC para a concretização desta ação foi vital, assim como o do Tribunal de Contas de Alagoas e de outros parceiros da Ufal”, destacou Santos.
O programa Conexões Mais é exibido pela emissora do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCEAL) todos os dias, das 8h às 9h e das 22h às 23h.
Conexões Mais
A criação do Conexões Mais contou com fomento do Ministério da Educação (MEC), por meio das ações de combate à transmissão da covid-19 nas instituições federais de ensino superior. Ao todo, o Conexões Mais vai disponibilizar 100 aulas, com o curso completo de preparação para o Enem. Quando as aulas do Conexões do Saberes retornarem presencialmente, o Conexões Mais terá continuidade, incorporando ferramentas de ensino à distância. Os vídeos também estão disponíveis no canal oficial da Ufal no YouTube.