Atualização do SIG facilitará atividades administrativas e acadêmicas na Ufal
Gestores terão um papel fundamental nesse processo
- Atualizado em
Com o objetivo de aprimorar as ferramentas de gestão para uso dos servidores e alunos e otimizar os processos da organização, no dia 22 de julho de 2020 foi assinada pelo reitor Josealdo Tonholo a renovação do convênio com a UFRN, que autoriza a atualização da versão dos subsistemas do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e trará mais facilidade e agilidade no acesso às informações acadêmicas e administrativas.
O SIG foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e hoje é comercializado e utilizado por mais de 48 instituições federais de ensino. No momento, a Ufal possui ao todo 25 módulos em plena operação nos subsistemas do SIG que permitem o gerenciamento de informações administrativas e acadêmicas importantes para a Universidade a exemplos: da gestão acadêmica da pós-graduação Lato e Stricto Sensu e dos cursos técnicos; do gerenciamento dos projetos de Extensão; do gerenciamento de bolsistas e do processo de pagamento; do controle do patrimônio e almoxarifado; da gestão de pessoas e da tramitação de processos entre os diversos setores da Universidade.
As melhorias do SIG serão nos chamados grandes sistemas: Sigadmin, Sipac, Sigaa e SIGRH, atualizando para suas versões mais recentes. O Coordenador do setor de sistemas, Bruno Cardoso, ressalta que as atualizações serão realizadas para trazer novas funcionalidades em cada módulo de cada grande sistema. “A ideia é que essas novas funcionalidades atendam com mais eficiência toda a comunidade acadêmica nos três segmentos, docente, discente e técnicos.”, completou.
A atualização otimizará fluxos de trabalho em alguns setores e possibilitará a adoção do processo eletrônico, trazendo mais agilidade no trâmite de processos e redução do uso de papel, além da automatização de serviços que atualmente são feitos de forma manual ou em situação precária.
Esta atualização ocorrerá em duas fases: a primeira chamada de homologação e, em seguida, a implantação. Na fase de homologação, os gestores dos subsistemas do SIG têm um papel fundamental e devem agir com maior brevidade para validar as novas funcionalidades, identificando possíveis erros e acompanhando as correções para ao fim atestar o pleno funcionamento do sistema para que seja publicada a nova versão oficial. Na fase de implantação, a participação da comunidade será muito importante na identificação de ajustes e correções que precisarão ser realizadas para a plena utilização dos recursos do sistema. Para esses casos, o NTI já está preparado para receber todos apontamentos e sugestões e atuar na resolução dos problemas. Espera-se que até o fim de outubro de 2020 todas as novas versões estejam implantadas com sucesso.
Calendário de Atualização do Sistema SIG
18/08 a 18/09: Preparação do ambiente de homologação com as versões atualizadas dos subsistemas Sigadmin e SIGRH.
24/09 a 10/10: Homologação dos módulos do Sigadmin e SIGRH pelos gestores.
18/08 a 06/10: Preparação do ambiente de homologação com as versões atualizadas dos subsistemas Sigaa e Sipac.
07/10 a 21/10: Homologação dos módulos do Sigaa e Sipac pelos gestores.
26/10 a 13/11: Implantação do sistema em ambiente operacional e realização de ajustes e correções.
A portaria Nº 781, de 25 de julho de 2020, designa quem são os gestores dos módulos do Sistema SIG e suas atribuições.
O NTI ressalta que estará disponível, por meio da sua equipe de implantação SIG, para apoiar todos gestores dos subsistemas na fase de homologação para que ocorra de forma eficiente e com efetiva disponibilização das novas versões para a comunidade Ufal.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo e-mail atendimento@nti.ufal.br .