Ufal e FSSO lamentam morte da professora Maria Célia da Silva Porto
O sepultamento ocorrerá hoje (domingo), às 17h, no cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Faculdade de Serviço Social (FSSO) comunicam com grande pesar o falecimento da professora doutora Maria Célia da Silva Porto, ocorrido neste sábado, 27. O sepultamento ocorrerá hoje (domingo), às 17h, no cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
“Seu legado acadêmico, marcado pela competência, seriedade e compromisso com o projeto de formação profissional e as lutas do Serviço Social brasileiro, são dignos de respeito e reconhecimento por parte dos discentes, docentes e técnicos”, diz as diretoras da Faculdade de Serviço Social, Reivan Marinho de Souza e Clarissa Raposo.
Em sua nota, a Faculdade de Serviço Social ressalta a trajetória da professora: alagoana, assistente social, professora, com atuação em várias instituições públicas e privadas. Em sua carreira exercida com competência profissional atuou em diversos espaços institucionais, como: SESC/ AL com atividades para a terceira idade, na Escola Dom Adelmo Machado/ Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, agente fiscal do Conselho Regional de Serviço Social/ CRESS-AL e professora da Universidade Federal de Alagoas.
Cursou Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social / PPGSS da Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE. Como docente efetiva do Departamento, hoje, FSSO/ Ufal, Célia deixou a sua contribuição na coordenação de graduação, no PPGSS/ UFAL, no Grupo de Pesquisa e Extensão de Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais, no exercício atividades de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Programa GraduaSUS.
Atualmente, membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante/ NDE, ministrava na graduação as disciplinas Política Social, Teoria Política, supervisora acadêmica de estágio e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Sua marca representativa estará na história do Serviço Social em Alagoas. Nossa tristeza, solidariedade e conforto aos familiares, amigos e alunos da professora Célia.