Professoras da Ufal produzem artigo sobre qualidade acadêmica

Texto faz uma reflexão sobre os avanços no ensino na Ufal nos últimos quatro anos

Por Jacqueline Freire – jornalista
- Atualizado em
Professoras Sandra Regina Paz, Suzana Barrios, Edna Prado e Giana Rosa autoras do artigo
Professoras Sandra Regina Paz, Suzana Barrios, Edna Prado e Giana Rosa autoras do artigo

Está disponível o livro digital “Experiências Inovadoras em resposta aos desafios da Educação Superior no Brasil”, uma iniciativa dos pró-reitores do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd), organizado pelos professores Cassiano Amorim e Ariane Sá e publicado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As professoras Sandra Regina Paz, Suzana Barrios, Edna Prado e Giana Rosa, do Centro de Educação e Instituto de Ciências Biológicas da Ufal, participaram do e-book com o artigo intitulado Qualidade acadêmica na graduação: relato de experiência das ações político-pedagógicas realizadas na Ufal (2016-2019).

No artigo, as pesquisadoras fazem um relato de suas experiências político-pedagógicas da Ufal que reverberam na melhoria de seus indicadores acadêmicos. “Demonstra que as universidades públicas brasileiras dão um resultado profícuo aos investimentos públicos do povo brasileiro e desmistifica a falácia de que as universidades públicas causam prejuízos ao erário federal”, explicaram as autoras.

No texto, as autoras afirmam que após uma série de ações executadas pela Pró-reitoria de Graduação no período do estudo [2016-2019], é possível afirmar, atualmente, que a Ufal é uma das melhores universidades brasileiras, possibilitando o acesso, a permanência e o sucesso de milhares de jovens no ensino superior. Como diz no artigo: “A Ufal reforça políticas educacionais democráticas e inclusivas, oportunizando às pessoas o acesso ao conhecimento, além de contribuir com a melhoria educacional do Estado de Alagoas”.