Professor toma posse na Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Geraldo Veríssimo é do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), coordenador do PMGCA e da Ridesa

Por Izadora Garcia - relações públicas

O professor Geraldo Veríssimo, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), tomou posse na Academia Brasileira de Ciência Agronômica, ocupando o assento de número 43. A cerimônia aconteceu no mês de junho, de forma virtual.

“Sou o primeiro representante de Alagoas a ocupar um assento na Academia Brasileira de Ciência Agronômica. A entidade é composta por ilustres agrônomos, como Alysson Paulinelli, Durval Dourado Neto, Alfredo Oyama, Evaldo Vilela, Parra, Mauro Santos, Geraldo Eugênio, Djalma Simões, entre outros. Me sinto honrado em também representar o Ceca e a Ufal", avaliou o professor.

A entidade reúne 62 profissionais de destaque na área de ciências agrárias. Na ocasião, 34 novos membros foram empossados, escolhidos dentre os mais de setenta nomes indicados.

A notícia foi comemorada por estudantes e colegas de trabalho do professor Geraldo.

"É uma merecida recompensa por anos de dedicação à pesquisa na área. O professor Geraldo Verísimo é uma pessoa de grande competência, batalhador, está conosco há muito tempo, fazendo um trabalho fantástico", elogiou Gauss Silvestre, diretor do Ceca.

“Esta é uma excelente notícia para a Universidade Federal de Alagoas. É um privilégio termos o reconhecimento para este grande pesquisador do nosso corpo docente. É motivo de festa e celebração", afirmou Josealdo Tonholo, reitor da Ufal.

Geraldo Veríssimo é professor do quadro afetivo da Universidade Federal de Alagoas desde 1990. É mestre em Agronomia, Estatística e Experimentação Agronômica pela USP E doutor em Agronomia e Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente é coordenador e pesquisador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) e da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa).

Academia Brasileira de Ciências Agronômica

A Academia Brasileira de Ciência Agronômica foi idealizada em 1963, durante o Congresso Brasileiro de Agronomia. A ideia foi resgatada em 2010 pelo engenheiro agrônomo Eudes de Souza Leão Pinto e, em 2013, foi definitivamente fundada. Atualmente, a entidade é presidida por Alysson Paulinelli, ex-ministro de Agricultura.