DAP alerta servidores sobre golpe com página fake do Sougov.br

Portal do governo federal também avisa sobre informações falsas e fraudes

Por Simoneide Araújo - jornalista
- Atualizado em

Alguns servidores da Universidade Federal de Alagoas têm recebido mensagens por SMS e pelo Whatsapp solicitando informações como se fosse do portal Sougov.br. Por essa razão, o Departamento de Administração de Pessoal (DAP), vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), que tem registrado algumas reclamações de usuários sobre essas mensagens, faz um alerta para que todos fiquem atentos para não caírem nesse tipo de golpe.

O diretor do DAP, Bruno Morais, pede atenção dos servidores, porque é um golpe. “É um site igualzinho ao Sougov. Eles querem roubar as informações dos servidores para fazer todo tipo de golpe, podendo, inclusive, fazer empréstimo usando dados do servidor. Por favor, fiquem atentos e não façam nenhuma atualização de cadastro sem ter a certeza que estão no site correto”, avisou.

Uma das mensagens enviada a um servidor da Ufal diz o seguinte: “Aviso Gov: senhor servidor, temos um comunicado importante referente ao cadastro de sua matrícula. Clique em …”. Em outro texto, a mesma pessoa recebeu: “Prezado servidor (a). Devido à migração do Sigepe para o Govbr, será necessário (sic) a atualização de seu cadastro. Atualize seus dados e evite bloqueio dos seus provento”.

O próprio governo federal já emitiu nota alertando sobre as tentativas de fraude usando o Sougov. “Estamos monitorando e identificando uma quantidade grande de tentativas de fraudes e informações falsas circulando nas redes sociais, grupos de Whatsapp, e-mails e telefone sobre o auxílio emergencial aos autônomos e as medidas de proteção e mitigação dos efeitos da covid-19. É muito importante reforçar que o governo federal só se comunica pelos canais oficiais de seus órgãos.”

Veja algumas dicas para não cair nos golpes: observe o remetente das mensagens; não clique em links de e-mails ou mensagens Whatsapp de remetentes que você não conhece; nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos; e nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.