Professores da Ufal participam do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática
Evento acontece até 6 de agosto no Rio de Janeiro e é transmitido pelo Youtube
- Atualizado em
Os professores do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal) Abraão Mendes, Davi Lima e Renan Medrado ministrarão palestras no 33° Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). O evento, um dos maiores dentro da Matemática no país, é realizado bienalmente desde 1957, e está sendo organizado por comitê científico composto por professores de várias instituições do Brasil, entre elas a Universidade Federal de Alagoas, representada pelo professor Marcos Petrúcio Cavalcante.
Marcos Petrúcio conta que se sente honrado em participar do comitê científico e organizador desta edição do CBM. “O Colóquio é um evento muito especial para a matemática brasileira, onde a cada dois anos são reunidos pesquisadores, professores e estudantes de todas as partes do país. Nesta edição, teremos 20 minicursos, 20 sessões temáticas, uma sessão olímpica e palestras plenárias e de divulgação com eminentes matemáticos - inclusive dois ganhadores da Medalha Fields. Realmente, é um momento singular, de muito aprendizado e interação com os mais recentes temas de pesquisa em matemática”, diz.
“A Ufal, por meio dos seus professores e alunos tem sempre participado das atividades do Colóquio e este ano tenho a alegria de ter três colegas do IM como palestrantes de sessões temáticas. Isto é um sinal muito claro que estamos produzindo matemática de muita qualidade no nosso Programa de Pós-Graduação em Matemática e serve de incentivo para continuarmos trabalhando”, completa o professor Marcos Petrúcio.
Já para o professor Abraão Mendes, essa variedade de representantes, de diferentes áreas da matemática (Análise, Sistemas Dinâmicos e Geometria Diferencial), representando o IM é muito importante. “Como sabemos, o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) é o maior evento de matemática do Brasil, e termos três professores (Renan Medrado, Davi Lima e a minha pessoa) como parte do seleto grupo de palestrantes é uma honra para a IM e para a Ufal. Além de contarmos com a participação de um membro do IM (professor Marcos Petrúcio Cavalcante) como membro do Comitê Científico e Organizador do 33º CBM. Também, acredito que isto serve de motivação para os nossos alunos (graduação e pós-graduação), os quais se sentem representados por verem professores do IM ocupado este lugar de destaque”, afirma.
Segundo o professor Renan Medrado, a relevância do evento se dá também por suas múltiplas atividades, minicursos (em diversos níveis de dificuldade e em diversas áreas de pesquisa), plenárias (onde grandes nomes da pesquisa matemática apresentam palestras sobre suas pesquisas) e diversas seções temáticas.
“O evento tem muita credibilidade. Acredito que para manter a credibilidade, os convites de palestrantes feitos pelos organizadores são com o objetivo do evento ter as melhores palestras possíveis. Deste modo, a participação de um palestrante da nossa instituição no colóquio é um indício de que há pessoas produzindo pesquisa de boa qualidade em nossa universidade. Além disso, após uma palestra há a possibilidade do pesquisador fazer novos contatos e futuramente fazer trabalhos em colaboração com novas pessoas, fortalecendo ainda mais a pesquisa e divulgando o nome de nossa instituição em outras instituições”, afirma.
O professor Davi Lima enfatiza o grande time de pesquisadores que participam do evento. "O Colóquio Brasileiro de Matemática ocorre desde 1957 e é o evento mais tradicional da matemática brasileira. Grandes matemáticos da história já deram palestra nele e sem dúvida é pra mim uma grande honra ministrar uma palestra num evento tão prestigioso e representar o Instituto de Matemática e a Ufal no mesmo. A sessão de Teoria de Números e Corpos Finitos, na qual irei ministrar minha palestra, vem demonstrar que o Brasil vem expandindo suas linhas de pesquisa e que temos excelentes pesquisadores em ambas as áreas", explica.
O Colóquio
Este ano, o evento acontece na cidade do Rio de Janeiro (de 2 a 6 de agosto), contudo, devido à pandemia causada pela covid-19, pela primeira vez o Colóquio acontece de forma totalmente on-line, com todas as palestras sendo transmitidas pelo youtube. O professor Renan Medrado será palestrante na seção temática Análise de Fourier, Análise Complexa e Aplicações a Equações Diferenciais Parciais. Davi Lima, na seção temática Teoria dos Números e Corpos Finitos, e Abraão Mendes será palestrante na seção temática Geometria Diferencial.
O Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira. Realizado desde 1957, conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de grande renome internacional. Apesar do nome brasileiro, o evento conta com a participação de muitos estrangeiros e a maioria das atividades são feitas em inglês. A edição de 2017 comemorou o aniversário de 60 anos, sem interrupção, de existência dos colóquios brasileiros de matemática, com sucesso em cada edição.