Hospital Universitário realiza ações em comemoração ao Novembro Azul

Atividades seguem no Cacon até o próximo dia 24

Por Raoni Santos - jornalista
- Atualizado em

Segue até o dia 24 de novembro a programação do novembro azul do Centro de Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Duas rodas de conversa, uma para tirar dúvidas sobre o câncer de próstata, com a enfermeira Jéssica Samico, e outra sobre mitos e verdades da alimentação, com o nutricionista Ronaldo Coimbra, foram as atividades do dia, além da distribuição de lanches e sorteio de brindes para pacientes em tratamento e acompanhantes. As atividades abrangem distribuição de lanches, bingo e doação de brindes e apresentação musical.

O direcionamento da campanha novembro azul é voltado à prevenção e a importância da continuidade do tratamento, mesmo se tratando de um momento difícil para o paciente e os familiares. Busca-se evitar as desistências e encorajar a procura pelo atendimento especializado. “Tentamos, nessas ações, focar também numa rotina de consultas com especialistas, na idade que o paciente deve comparecer ao médico e realizar exames, a importância desses procedimentos, da prevenção e alimentação”, explica Jéssica Samico.

Segundo o nutricionista Ronaldo Coimbra, estudos populacionais indicam que aproximadamente 80% dos casos de câncer são causados por fatores ambientais, dentre eles o padrão de consumo de alimentos, a falta de atividade física e sedentarismo. Nesse sentido, o consumo de alimentos ultraprocessados tem ganhado destaque por eles estarem associados à obesidade e, consequentemente, ao risco de desenvolvimento de câncer. “A alimentação e a nutrição interferem sobremaneira na prevenção e controle do câncer, incluindo seu tratamento e a reabilitação do paciente. Nestes processos terapêuticos, o paciente pode desenvolver alguns sintomas, sendo o manejo do consumo alimentar fundamental na melhora da qualidade de vida”, explica.

Dentre os sintomas mais comuns estão náuseas, vômitos, diarreia e constipação. De acordo com o nutricionista, o câncer é uma das poucas doenças onde o próprio tratamento se torna um fator de risco para processos nutricionais, já que a quimioterapia é sistêmica, e por consequência também os sintomas, que interferem no processo de alimentação, nutrição e de escolha e utilização dos alimentos.

Os eventos do novembro azul são promovidos pela Comissão de Eventos do CACON, que inclui uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, psicólogo, enfermeiro, técnico e assistente social. O grupo realiza mensalmente atividades informativas, culturais e lúdicas aproveitando festividades como São João e natal, dia das mães e dos pais, além de campanhas como o julho verde, setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul.

Serviço:

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU funciona das 7h às 19h. O pronto atendimento oncológico, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 17h.