Atestados médicos e odontológicos devem ser enviados via app SouGov
Mudanças ocorrem a partir de janeiro
- Atualizado em
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) alerta os servidores sobre as mudanças na forma de encaminhamento de atestados médicos e odontológicos. A partir de janeiro de 2023 os documentos devem ser anexados na plataforma digital SouGov.
De acordo com o Decreto nº 11.255/2022, que altera o de nº 7.003, de 9 de novembro de 2009, o servidor poderá enviar atestado de licença para tratamento da própria saúde ou de licença para acompanhamento de seu familiar. Neste caso, o familiar deve estar cadastrado no Siape.
“Observamos que se enquadra como familiar: cônjuge ou companheiro, pais, filhos, padrasto ou madrasta, enteado ou dependente que viva às suas expensas e conste do assentamento funcional”, reforça a nota enviada pela Progep.
O prazo para enviar o atestado é de cinco dias corridos a contar da data do início do afastamento. Em caso de impossibilidade, em razão de agravamento do estado de saúde do servidor, o familiar deverá avisar, de imediato, à Unidade Siass -Ufal, que vai orientar sobre perícia externa, hospitalar ou agendamento na própria Unidade.
É possível conferir o passo a passo para inclusão do atestado de saúde no aplicativo SouGov nas redes sociais @_siasscqvtprogepufal), na aba de saúde do servidor no site da Ufal, e na página do portal do servidor.
Para esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato por meio dos endereços eletrônicos siass@progep.ufal.br e siass@arapiraca.ufal.br ou pelos telefones 3202-3798 ( Maceió) e 3482-1821 (Arapiraca ).
Utilidades do app
O aplicativo SouGov.br veio para facilitar, agilizar e simplificar os procedimentos. Para enviar o seu atestado, basta instalar o app no celular ou cadastrar usuário pelo site gov.br.
É possível cadastrar ou alterar os dependentes no mesmo aplicativo para possibilitar o acesso a benefícios que alcancem este público. É só acessar “Solicitações” e clicar no ícone “Cadastro de Dependentes”.