Parabéns!! NTI completa 50 anos de serviços prestados à Ufal
Nas últimas décadas, os avanços acompanharam os saltos do desenvolvimento tecnológico
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Na comunidade universitária, muita gente nem sabe onde fica a sede da administração do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), mas nos últimos 50 anos, os serviços realizados pela equipe deste setor são cada vez mais indispensáveis para o funcionamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O NTI, que está presente na nossa rotina universitária, surgiu em 1972, a partir de um convênio com a USP, que garantiu a instalação de um grande computador no campus.
O NTI fornece o suporte de tecnologia da informação para todos os setores e Unidades Acadêmicas. “ Recentemente, o NTI passou por uma reestruturação do parque computacional, elaboramos o Plano Diretor de Informática, tivemos renovação de equipamentos computacionais, aprimoramento dos Sistemas de Controle Acadêmico e Pibic on-line e readequação da rede interna de comunicação de dados”, informa Reinaldo Cabral Silva Filho, diretor do NTI.
Com 25 anos de casa, Reinaldo acompanhou muitas das mudanças promovidas na infraestrutura de TI da Ufal. “Na época em que a Internet chegou na casa das pessoas, por exemplo, a partir de 1996, o NTI foi um dos primeiros a prover alguns serviços, como o de matrícula e consulta de informações acadêmicas online. Foi uma grande revolução para os estudantes que antes precisavam solicitar na reitoria qualquer dado e pegar o comprovante de matrícula ainda impresso”, relembra Reinaldo.
Marcos do NTI
Outro marco importante foi a descentralização das matrículas. “Os coordenadores dos cursos puderam, a partir daí, se debruçar mais cuidadosamente sobre os casos específicos dos alunos e acompanhar mais de perto as demandas acadêmicas. Toda a regulação acadêmica foi aprimorada para que esse acompanhamento mais próximo pudesse ser implantado”, destaca Reinaldo.
Também é um marco de destaque a implantação do Sistema Informatizado de Gestão (SIG), a partir de 2014, divido em três grandes módulos: Gestão Acadêmica (SIGAA), Gestão Administrativa (SIPAC) e Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). “A implantação, sob a gestão de Rodrigo Paes, foi acompanhada de capacitação técnica para todos os setores da Universidade. Esse sistema promoveu um salto na integração da informação e automatização de procedimentos. Por exemplo, hoje, nosso setor de compras é muito ágil e com toda a transparência exigida por lei”, relata Reinaldo.
Um exemplo colocado pelo diretor é a integração do protocolo da Ufal com a gestão do Governo Federal. “Temos inúmeros avanços, como o portal Ufal em Números, que faz parte da gestão da Transparência, colocando os indicadores online para consulta de qualquer pessoa. Não é preciso se dirigir ao DRCA para solicitar a informação de quantos alunos estão matriculados, ou sobre dados de evasão, ou sobre quais os projetos relacionados com as metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, exemplifica o diretor.
Qualificação da equipe
Além dos equipamentos mais modernos, o diretor destaca a qualidade dos recursos humanos do NTI. “A nossa equipe é excepcional. Tenho muito orgulho de falar dos nossos servidores, não só em termos de formação, mas também de compromisso, porque só conseguimos evoluir com esse apoio. Um momento em que podemos ressaltar esse envolvimento, foi durante a pandemia. No distanciamento social, foi o suporte de TI que garantiu o funcionamento da Universidade”, reconhece Reinaldo.
Ele destaca que, mesmo diante da escassez de recursos, com os constantes cortes orçamentários, o trabalho foi constante. “Apesar da precariedade da nossa infraestrutura, a equipe fez o que estava ao alcance para a Universidade não pode parar. O portal Ufal em Números, por exemplo, foi obtido durante a pandemia de Covid-19. Então, a gente não só entregou o que era necessário, mas acrescentamos novos elementos”, ressalta Reinaldo.
O diretor do NTI destaca que as perspectivas do setor são muito boas. “Apesar das dificuldades, estamos conseguindo adquirir novos equipamentos. Estamos aguardando a chegada de 142 itens de rede, de um processo de aquisição finalizado em 2020. Quando esse material chegar, poderemos dar um salto ainda maior na qualidade da conectividade, na estabilidade dos sistemas. Já na pandemia conseguimos melhorar bastante esse aspecto e as interrupções são cada vez menores e, se tudo der certo, no próximo ano vamos avançar”, garante Reinaldo.
Produtos específicos
Além de trabalhar para fornecer o suporte de TI necessário para as atividades de toda a Ufal, a equipe ainda busca contribuir em alguns processos específicos. A Rádio Ufal é um exemplo: todo o suporte para que a Universidade pudesse desenvolver esse veículo de comunicação na internet, com capacidade para transmissões ao vivo dos eventos e armazenamento do podcast, foi planejado pela Assessoria de Comunicação com os técnicos do NTI.
O portal da Ufal, além de notícias, oferece vários serviços à comunidade universitária e à sociedade. A Biblioteca da Ufal desenvolveu o Repositório Institucional (RI) ,com o apoio do NTI para garantir a acessibilidade a toda a produção de conhecimento acadêmico. O acesso à informação e o portal de Transparência também contam com o suporte de TI, entre outros. “Essa é a missão do NTI, prover o desenvolvimento institucional”, ressalta Reinaldo.
A pandemia interrompeu um pouco alguns projetos, mas ainda assim o NTI conseguiu atender a várias demandas. “Nesse período em que toda a Ufal passou funcionando em distanciamento social, necessitando dos serviços on-line, tivemos que nos voltar para essa assistência, que sugou muito do nosso tempo. Então o nosso plano inicial, com propostas de novos serviços, teve que esperar um pouco, mas estamos retomando”, garante.
Ainda assim, mesmo no distanciamento da pandemia, foi possível desenvolver alguns projetos. “Entregamos vários serviços, como o Portal de Multi Equipamentos, onde pesquisadores em qualquer parte do país podem solicitar cooperação para usar algum laboratório que tenha o material necessário para a pesquisa que estão desenvolvendo. Também estamos disponibilizando para as Unidades Acadêmicas o sistema de multieventos, com um portal configurável, que foi aplicado em alguns cases durante a pandemia. Ao todo, até o final do ano, vamos fechar 150 projetos executados nos últimos 3 anos”, conta o diretor.
Energia elétrica ainda é um ponto fraco
Apesar dos avanços na infraestrutura de tecnologia da informação, ainda há uma dificuldade a ser superada. O fornecimento de energia elétrica na Ufal apresenta episódios de instabilidade que representam risco para a operação. “As quedas de energia elétrica não só danificam nossos equipamentos como também interrompem o progresso das ações não só de TI, mas de toda a Universidade. Durante uma hora sem energia, as equipes ficam sem produzir. É um valor imensurável as horas paradas por falta de energia. Esse é hoje um grande desafio para a gestão”, ressalta Reinaldo.
A equipe do NTI procura fazer o que está ao alcance para mitigar os problemas causados pela variação da corrente elétrica. “Os equipamentos são muito suscetíveis a essa instabilidade. Temos algumas ações para prevenir danos maiores, como a implantação de protetores de tensão nos principais dispositivos, para resguardar nossos ativos. Mas essa é uma questão institucional que a gestão central está buscando resolver”, relata o diretor do NTI.
Homenagem
Em homenagem aos 50 anos do Núcleo de Tecnologia da Informação, destacamos todos os diretores que contribuíram para fortalecer esse setor estratégico da Ufal: Fernando Cardoso Gama, Washington Guimarães Bomfim, Marcus de Melo Braga, Diniz Fireman Araújo Filho, Maurilucio Martiniano dos Santos, Vicente Julião Marques Rodrigues Barros, Roberto José Costa da Silva, Klebson dos Santos Silva, Arturo Hernandez Dominguez, Jaime Evaristo dos Santos, Alessandro Araújo Jatobá, Heitor Soares Ramos Filho, Rodrigo de Lima Pinheiro, José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro, Rodrigo de Barros Paes, Alan Pedro dos Santos, Kleymerson Pereira Lins e, atualmente, Reinaldo Cabral Silva Filho.