Servidores participam de curso sobre mediação e negociação
Curso tem como objetivo fornecer aos participantes técnicas para resolução de conflitos
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Inteligência emocional, planejamento da comunicação e promoção do diálogo para obter resultados satisfatórios. Esses foram alguns dos temas abordados no primeiro do dia do curso Mediação de conflitos e técnicas de negociação do qual os servidores da Ufal participaram na Sala dos Conselhos Superiores, localizado na Reitoria.
O curso de capacitação aconteceu essa semana, até a quarta-feira,7, foi ministrado pelo professor Reinaldo Faissal, administrador e mestre em Gestão Empresarial, e reuniu cerca de 30 servidores dos setores da Corregedoria Seccional, Ouvidoria, Procuradoria, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Gabinete Reitoral, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), campi Arapiraca e do Sertão.
“O curso ofertado busca desenvolver competências básicas para melhoria da rede de conversações que constitui uma instituição, com base em um inovador trabalho no campo da comunicação não-violenta”, destaca o pró-reitor Wellington Pereira. O gestor, que também está participando do curso, acrescenta que “as dinâmicas realizadas possibilitam um aprendizado tanto na forma de interpretar e escutar, na forma de agir e falar, e quanto à forma de escrever e explorar os resultados de diferentes técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais na mediação de conflitos”.
O pró-reitor salienta que a capacitação ofertada atende a uma demanda antiga e necessária da Ufal. “O curso possibilitará ao participante melhorar a coordenação de ações entre os membros dos diversos setores e entre as Unidades da nossa instituição, distinguir o impacto que os diferentes tipos de conversação têm sobre a efetividade do trabalho e na equipe, identificar, analisar e gerir conflitos nas equipes de trabalho e minimizar, em si e nos outros, o estresse causado pelos conflitos”, destaca.
Leandro Gonçalves, gerente de Capacitações da Progep, e a professora Viviane Costa, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), reforçam que o curso tem como objetivo fornecer aos participantes técnicas para resolução de conflitos.
O gerente de Capacitação acrescenta que o curso na modalidade in company, quando as aulas são realizadas dentro da própria instituição, foi ofertado a servidores que, no cotidiano do trabalho, precisam lidar com conflitos de interesses. “O foco é capacitá-los para lidar com esses momentos de tensão, buscando a melhoria do serviço prestado”, destacou.
O pró-reitor analisa que “é público e notório que há várias situações de conflitos no âmbito da Ufal, levando a demandar um quantitativo enorme de processos para os Órgãos de Correição, Ouvidoria e Corregedoria, bem como para a Gestão Superior”. Por isso, o planejamento é a oferta de um segundo momento do curso Mediação de conflitos e técnicas de negociação destinado a diretores de unidades acadêmicas e campi fora de sede.