Protocolo e NTI disponibilizam ambiente de treinamento do Sipac
Serviço está disponível para todos os usuários do Módulo de Protocolo do sistema
- Atualizado em
O Protocolo Geral lançou, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), um ambiente de treinamento para usuários do Módulo de Protocolo do Sipac. Nele, é possível realizar testes e simulações das funcionalidades referentes a processos e documentos eletrônicos.
O objetivo da iniciativa é cooperar com a aprendizagem sobre o sistema, a partir de atividades práticas que complementam o conteúdo das videoaulas e do Guia Rápido, disponíveis no Manual do Módulo de Protocolo. O serviço está disponível para todos os usuários do Sipac, incluindo servidores, estagiários e terceirizados.
Para utilizar o ambiente de treinamento, basta acessar o link, utilizando o mesmo login e senha do ambiente de produção. A área serve para que os usuários cadastrem e alterem processos e documentos eletrônicos como uma forma de treinar as funções disponíveis nos módulos já implantados na Ufal.
De acordo com Décio de Santana, arquivista do Protocolo Geral, o ambiente de treinamento é um recurso extra de aprendizagem, que deve ser utilizado em conjunto com outras ferramentas disponibilizadas pela Universidade. “Além do ambiente, todos deverão utilizar, como suporte integrado, o Manual do Módulo de Protocolo, que direciona para videoaulas, tornando a ação mais dinâmica”, explicou.
Segundo o servidor, neste local, os dados podem ser cadastrados e alterados livremente, porque estão armazenados em uma base de dados de testes. “Os documentos e processos criados no ambiente de treinamento são de caráter provisório e não têm validade jurídica, podendo ser apagados a qualquer momento, propiciando um espaço seguro para colocar em prática o conteúdo aprendido”, finalizou.