Docentes são convidados a responderem sobre avaliação da aprendizagem
Estudo avalia uso do escape room no Ensino Superior
- Atualizado em
A pesquisa da mestranda Janaina Maria da Silva, no Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas estuda a avaliação da aprendizagem com escape room no ensino superior e está com questionário aberto para que professores participem. São convidados a responderem às perguntas, professores de qualquer Instituição de Ensino Superior (públicas e privadas), certificada pelo MEC.
Com a ideia de analisar a experiência de professores no desenvolvimento de Escape Room Educational para compreender concepções e vivências de avaliação para a aprendizagem, Janaina informa que o questionário pode ser acessado até o dia 23 de abril, próximo sábado. Para responder, clique aqui.
Uma sala de escape (Escape Room, termo em inglês) é uma modalidade de jogo que reproduz essa sensação de uma forma controlada. Assim, os jogadores são “trancados” dentro de uma sala e precisam desvendar enigmas e quebra-cabeças para escapar antes que o tempo se esgote.
“Os professores responderão um questionário com itens que variam em uma escala de 1 a 5. As perguntas são de modo geral sobre as vivências dos professores com o jogo (escape room), sobre possibilidades de avaliação do processo ou vivência por meio da utilização da escape room, sobre aprendizagem baseada em jogos e sobre estratégias de avaliação”, explicou a pesquisadora.
O estudo é orientado pelo professor Fernando Pimentel, que também é coordenador da Cied. Mais informações no endereço eletrônico: janainasilvaufal@gmail.com