Programa de Residência Pedagógica seleciona docente orientador

Inscrições vão até 10 de maio

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para selecionar docentes orientadores dos cursos de licenciatura, dos três campus, para elaboração de propostas de subprojetos que comporão o Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica da Ufal.  

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio através do envio da ficha de inscrição, da proposta de subprojeto e do currículo no modelo da Plataforma da Educação Básica da Capes para o endereço cdp@prograd.ufal.br. 

Para se candidatar a docente orientador é preciso, além de ser selecionado pelo colegiado de curso ou órgão equivalente ao qual está vinculado, possuir título de mestre ou de doutor; ter formação na área do subprojeto, em nível de graduação ou pós-graduação, exceto para os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo; e estar em efetivo exercício, ministrando disciplina em curso de licenciatura e pertencer ao quadro permanente da IES como docente. 

O candidato também deve possuir experiência mínima de três anos como docente do ensino superior em curso de licenciatura e possuir experiência na formação de professores ou na educação básica comprovada. Também é necessário que o professor selecionado tenha produção acadêmica na área de formação de professores da educação básica e esteja cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica, com a experiência acadêmica e profissional atualizada dos últimos dez anos, exceto para a experiência na Educação Básica (sem limite de tempo) e com a produção acadêmica na área de formação de professores da educação básica atualizada dos últimos cinco anos. 

A seleção dos docentes será realizada por curso, por meio de uma banca examinadora composta por três membros, designada pelo colegiado. Após realização do processo seletivo, caberá ao Colegiado de cada curso homologar a seleção e encaminhar à Pró-reitoria de Graduação os resultados, contendo as notas da Prova de Títulos, por ordem de classificação. O processo seletivo será feito com base na Prova de títulos e análise da Plataforma Capes de Educação Básica. 

Os docentes selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.400,00 e atuarão no planejamento, coordenação e acompanhamento das atividades acadêmicas e pedagógicas do núcleo sob sua responsabilidade; acompanhamento, orientação e avaliação dos residentes em seu processo formativo e na sua imersão nas escolas de educação básica; entre outras atribuições. 

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento. 

Confira o edital no site