Reunião da SBQ faz homenagem à professora da Ufal, Marília Goulart

Evento inicia na terça-feira (31) e será realizado em Maceió, no Centro de Convenções

Por Jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

A 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) será realizada em Maceió este ano, no período de 31 de maio a 3 de junho. Durante esta edição do evento, que acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso, a professora Marília Goulart, docente do Instituto de Química da Universidade Federal de Alagoas (IQB/Ufal) será homenageada com a medalha Simão Matias, outorgada aos profissionais que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química. 

Estudantes e pesquisadores da área da Química e afins podem participar do evento realizando inscrição no endereço. As Reuniões Anuais da SBQ constituem um dos eventos mais importantes e tradicionais da ciência brasileira e reúnem um grande número de estudantes participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores (jovens e sêniores) de química e áreas afins. 

“O evento é uma oportunidade de os estudantes [de graduação e pós] apresentarem seus trabalhos à comunidade científica, assistirem palestras relativos ao estado da arte e temas de fronteiras na área da Química. É uma forma de compartilhar conhecimento, são quatro dias de intensa atividade”, explica. A Ufal tem participado ativamente, tanto da organização do evento, como também da captação de recursos e de toda a parte de seleção de fornecedores e escrita de projeto para financiamento junto à Fapeal. 

“Dentro da reunião temos o SBQ escola, que realiza atividades com alunos do Ensino Médio. Receberemos este ano uma média 800 a 900 alunos de escolas públicas que participarão dos experimentos de Química”, afirma a professora Isis Martins, do IQB. 

Este ano, a reunião terá o tema “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano” e será o ápice do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, que tem o objetivo de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. 

Para conferir a programação e mais informações do evento acesse o site.