Servidor da Ufal publica pesquisa de doutorado sobre Saramago
Everaldo Bezerra é secretário-executivo em Arapiraca e realizou a pesquisa em Portugal
- Atualizado em
Publicada em junho deste ano, a obra ‘Viagem a Saramago: a Formação de uma escrita’ de autoria do servidor Everaldo Bezerra, secretário executivo no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é fruto de sua pesquisa para o doutorado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos.
A pesquisa foi feita na cidade de Braga, norte de Portugal, uma das mais antigas daquele país, com raízes no período clássico romano. O tema versou sobre como se formou a escrita de Saramago, seus elementos textuais dominantes (abandonados e continuados), tentativas de inserção no cânone literário lusitano e caracterização do molde do romance, gênero literário pelo qual ficou conhecido mundialmente este escritor português pelo público e reconhecido pela Crítica literária”, explica Everaldo.
A ideia era contribuir com a cientificidade da Teoria Literária e dos estudos saramaguianos. “Fui a Portugal pensando em pesquisar sobre o Saramago que conheci em Ensaio sobre a Cegueira; e, como já havia estudado sobre intertexto, quando cursei mestrado na Fale (Faculdade de Letras da Ufal), trabalho orientado pela professora Eliane Kefalás, projetava aprofundar as personagens da mulher do médico, deste conhecido livro, e Camões, do texto dramático Que farei com este Livro?”, diz o servidor.
Segundo ele, no entanto, ao verificar junto ao orientador português, o professor Cândido Martins, que valia a pena retornar ao jovem Saramago, Everaldo dedicou novo olhar sobre a formação de sua escrita e da gênese do romance, gênero em que ficou conhecido mundialmente e reconhecido pela Crítica literária. “Ou seja, quem ler esta tese vai encontrar o primeiro, que escreveu Terra do Pecado, Claraboia, Manual de Pintura e Caligrafia, Levantado do Chão, mas também o mesmo, Saramago, que ganhou notoriedade com Memorial do Convento, O ano da morte de Ricardo Reis e O evangelho segundo Jesus Cristo”, explica.
Everaldo agora pretende contribuir com os estudos saramaguianos, neste ano em que comemoramos o centenário do nascimento do escritor. “Tive a oportunidade de aliar sonho profissional e de experimentar outra cultura, ainda que irmã da nossa, como é a lusitana, e projeção científica, alcançando o máximo da qualificação na carreira de técnico-administrativo. Sendo o programa em literatura portuguesa, o único escritor que acompanhou minhas leituras, enquanto fui lotado na Biblioteca do Campus Arapiraca, era José Saramago. Daí em diante, precisei de um recorte científico e buscar uma abordagem original para este tema - A formação da escrita saramaguiana”, conclui.
Saramago
Escritor Nobel de Literatura, único em Língua Portuguesa, até o momento, e que estaria completando 100 anos de nascimento neste 2022, José de Sousa Saramago foi um escritor português que marcou suas obras pela temática social, crítica política e religiosa, elementos do realismo fantástico e a defesa do protagonismo humano como solução para os problemas sociais.
Para ter acesso à obra Viagem a Saramago: a formação de uma escrita clique aqui.