Servidoras da Ufal e do HU podem realizar exame de mamografia de forma gratuita
Iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa
- Atualizado em
O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do Hospital Universtário Professor Alberto Antunes (HU) e a Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) oferecem às servidoras mulheres com 35 anos ou mais a possibilidade de realizar exame de mamografia de graça no HU.
A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar para as principais formas de prevenção do câncer de mama. Para realizar o exame é necessário primeiro solicitar um encaminhamento do médico do trabalho emitido pelo Sost.. Em seguida, a interessada deve realizar o agendamento no setor de Radiologia do Hospital.
Atenção para os dias e horários de funcionamento do Sost para solicitar o encaminhamento médico:
Terças e quinta – tarde
Quartas e sextas – manhã
Já o setor de Radiologia, responsável pelo agendamento dos exames funciona às terças e quintas pela manhã. Vale ressaltar que os exames estão disponíveis apenas para mulheres a partir dos 35 anos que não há a necessidade de pagar por esse serviço.
Importância do rastreamento
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde (MS), o rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que deve ser dirigida às mulheres para a redução da mortalidade por câncer de mama. Os potenciais benefícios do rastreamento bienal com mamografia são o melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada.
No Brasil, conforme as diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.