Artigo de pesquisadores da Ufal é premiado em Congresso de Informática

Trabalho é assinado por 13 estudiosos do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais

Por Deriky Pereira – jornalista com Ascom Nees
Grupo de pesquisadores do Nees | nothing
Grupo de pesquisadores do Nees

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram artigo premiado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O evento, realizado entre 6 e 10 de novembro no Rio Grande do Sul, consagrou o trabalho escrito por 13 estudiosos do Núcleo como o melhor entre aquelas produções que abordaram a temática da Inteligência Artificial na Educação.

O trabalho premiado tem como título Sistemas Tutores Inteligentes (STIS) centrados no professor: considerações de design de professores brasileiros de escolas públicas e foi assinado por Luiz Rodrigues, Guilherme Guerino, Geiser Chalco Challco, Thomaz Veloso, Lívia Oliveira, Rodolfo Penha, Rafael Melo, Thales Vieira, Marcelo Marinho, Valmir Macario, Ig Ibert Bittencourt, Seiji Isotani e Diego Dermeval.

Segundo Luiz Rodrigues, um dos autores do artigo, o trabalho focou, dentre outros pontos, nos docentes que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. E ele também explicou um pouco sobre os Sistemas Tutores Inteligentes e a importância da atuação dos docentes no uso dos STIs.

“Os STIs têm uma longa história na literatura, que demonstra a capacidade dessa tecnologia de aprimorar experiências de aprendizagens. Porém, para que sejam bem sucedidos na prática, os STIs dependem de um ator de extrema importância: o professor. Por outro lado, as pesquisas raramente buscam entender objetivos, necessidades e o próprio contexto desses professores antes de criar e tentar integrar tecnologias às suas práticas”, destacou Luiz.

Tecnologia e conectividade a serviço da educação

Durante uma semana, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação reuniu cerca de 700 participantes, dentre professores, pesquisadores e representantes de empresas e instituições governamentais para debater o tema central: Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação.

O trabalho dos pesquisadores da Ufal foi premiado durante o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), realizado como parte da programação do CBIE.

“A pesquisa está alinhada com a missão do Nees, pois trouxe considerações importantes para criação de tecnologias educacionais baseadas em inteligência artificial e adaptadas às necessidades da educação brasileira. Também por investir na promoção da equidade aproveitando o uso da IA [Inteligência Artificial]”, completou Luiz Rodrigues.