Artigo de pesquisadores da Ufal é premiado em Congresso de Informática
Trabalho é assinado por 13 estudiosos do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais
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Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram artigo premiado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O evento, realizado entre 6 e 10 de novembro no Rio Grande do Sul, consagrou o trabalho escrito por 13 estudiosos do Núcleo como o melhor entre aquelas produções que abordaram a temática da Inteligência Artificial na Educação.
O trabalho premiado tem como título Sistemas Tutores Inteligentes (STIS) centrados no professor: considerações de design de professores brasileiros de escolas públicas e foi assinado por Luiz Rodrigues, Guilherme Guerino, Geiser Chalco Challco, Thomaz Veloso, Lívia Oliveira, Rodolfo Penha, Rafael Melo, Thales Vieira, Marcelo Marinho, Valmir Macario, Ig Ibert Bittencourt, Seiji Isotani e Diego Dermeval.
Segundo Luiz Rodrigues, um dos autores do artigo, o trabalho focou, dentre outros pontos, nos docentes que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. E ele também explicou um pouco sobre os Sistemas Tutores Inteligentes e a importância da atuação dos docentes no uso dos STIs.
“Os STIs têm uma longa história na literatura, que demonstra a capacidade dessa tecnologia de aprimorar experiências de aprendizagens. Porém, para que sejam bem sucedidos na prática, os STIs dependem de um ator de extrema importância: o professor. Por outro lado, as pesquisas raramente buscam entender objetivos, necessidades e o próprio contexto desses professores antes de criar e tentar integrar tecnologias às suas práticas”, destacou Luiz.
Tecnologia e conectividade a serviço da educação
Durante uma semana, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação reuniu cerca de 700 participantes, dentre professores, pesquisadores e representantes de empresas e instituições governamentais para debater o tema central: Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação.
O trabalho dos pesquisadores da Ufal foi premiado durante o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), realizado como parte da programação do CBIE.
“A pesquisa está alinhada com a missão do Nees, pois trouxe considerações importantes para criação de tecnologias educacionais baseadas em inteligência artificial e adaptadas às necessidades da educação brasileira. Também por investir na promoção da equidade aproveitando o uso da IA [Inteligência Artificial]”, completou Luiz Rodrigues.