HU promove, há 21 anos, assistência à amamentação para mães e recém-nascidos

Banco de leite do Hospital recebeu elogio na Ouvidoria sobre atendimento humanizado que salvou vida de bebê

Por Ascom HU
Maria do Socorro Araújo, técnica em Enfermagem, atuando no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário | nothing

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), proporciona, há 21 anos, assistência no manejo clínico da amamentação, além de beneficiar na alimentação dos recém-nascidos prematuros internados na UTI e UCI neonatais do Hospital. Nele, os profissionais do Serviço orientam as pacientes à prática saudável e indispensável da amamentação.

A usuária Gabriela Nascimento, 26 anos, recorreu ao Banco de leite do HU para pedir ajuda na hora de amamentar. De acordo com ela, na maternidade que deu à luz ao pequeno Niklaus foi dado leite em um copinho, que fez com que ele ficasse desestimulado a sugar.

“Eu saí de uma maternidade, em outro hospital, sem saber amamentar e sem a receita do composto que passaram para ele no copinho. Sempre que eu dava o peito era muito estressante para ele, pois não conseguia comer bem já que estava se acostumando a tomar no copinho. Estava tão angustiada que resolvi ir ao Banco de leite do HU”, enfatizou.

Após o auxílio dado pelos profissionais do Banco de Leite, a Ouvidoria do Hospital recebeu um relato positivo da mãe de Niklaus, que teve um atendimento humanizado no BLH que salvou a vida do bebê.

“O nosso objeto de negócio (saúde pública) requer humanização e isso não dá para impor, é necessário ter funcionários comprometidos com a qualidade da assistência prestada à população. O registro e divulgação do elogio é uma forma positiva de motivar e promover o sentimento de satisfação e que contribui para um trabalho ainda melhor”, disse a ouvidora Elizabeth Bandeira.

Sobre o Banco de Leite Humano

Inaugurado em 2002, o Banco de Leite do Hospital Universitário promove a assistência a mães e bebês internados na UTI e UCI neonatais do hospital. Os profissionais dão assistência às usuárias com problemas que podem levá-las a desistir de amamentar e realizam a coleta de leite para bebês prematuros.

Em 2021, o HU implantou uma Sala de Apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O local dispõe de instalações que favorecem privacidade, cuidados de higienização, e um freezer exclusivo para leite cru com termômetro para monitoramento da temperatura. As orientações e cadastro da nutriz é feito pelo Banco de Leite Humano, caso deseje ser doadora ou receber assistência no manejo clínico da amamentação.

A Responsável Técnica de Alimentos do HU, Rosângela Gonçalves, falou sobre os requisitos para ser doadora de leite. “A mulher deverá estar amamentando o seu filho, ter excesso de leite, ser saudável, realizado o pré-natal e os exames laboratoriais de rotina do Banco de leite, caso não os tenham, poderá fazer no próprio HU”, explicou Rosângela.

O atendimento no BLH poderá ser presencial ou por meio da busca em domicílio. A logística para busca do leite é realizada pelo Banco de leite, que envia um KIT, contendo frascos esterilizados, folder de informações, máscara e gorro para facilitar para as doadoras, que também respondem breve questionário, aplicado pela equipe.

O leite humano passa pelo processo de pasteurização/controle de qualidade para ser distribuído, conforme a solicitação médica e/ou de nutricionista. Para ser doadora é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HU pelo telefone (82) 3202-3945.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.