Professor recebe comenda por serviços prestados à pesca e à aquicultura
Título foi concedido ao professor da Unidade de Penedo por unanimidade
- Atualizado em
O professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Igor da Mata, recebeu, no último dia 6 de março, a comenda Dr. José Ubirajara de Souza Coelho Timm, concedida pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA ), pelos relevantes serviços prestados à pesca e à aquicultura brasileira.
A indicação do professor partiu dos membros das colônias de pescadores de Alagoas e a titulação foi concedida por unanimidade na Assembleia Geral Extraordinária. “A presidente da colônia Z01, Maria Aparecida, me consultou quanto à intenção de indicar o meu nome para a homenagem, o que me deixou extremamente lisonjeado. Para mim é uma declaração de agradecimento por tentarmos atender às demandas por informações e apoio técnico que a sociedade nos traz, no meu caso, dos trabalhadores das águas”, explicou o professor.
A comenda que o professor Igor da Mata recebeu reitera o compromisso com a prestação de serviço de qualidade pela Universidade. “Somos servidores públicos, e como tal, precisamos estar atentos e disponíveis para atender a sociedade sempre que somos chamados e para contribuir com as questões de interesse coletivo, mesmo com todas as dificuldades que nos são impostas: de sucateamento, falta de condições de trabalho, de recursos. Firmes mesmo diante de uma propaganda danosa que coloca o funcionalismo público como ineficiente, na contramão das melhores experiências de países mais desenvolvidos que o nosso, ou seja, contra a própria sociedade brasileira”, reforçou o docente.
Destaque para a Ufal no cenário nacional
Alagoas foi o único estado a indicar pesquisadores no evento da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca. Para o pesquisador, o feito demonstra o esforço da Universidade para se tornar mais inclusiva, humana e conectada com a sociedade. “Agradeço à coordenação e secretaria-executiva da Unidade Penedo e ao gabinete do Reitor por atender à demanda e viabilizar o meu deslocamento à Brasília”, lembrou.
Docente da Ufal há 14 anos, Igor da Mata possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela mesma instituição e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ele foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca entre os anos de 2013 a 2017.
Atualmente, Igor da Mata é professor associado da Ufal, lotado na unidade educacional de Penedo, onde desenvolve suas atividades como professor do curso de graduação em Engenharia de Pesca e na especialização em Gestão do Meio Ambiente. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (estatística, investigação, tecnologia, avaliação, extensão e administração pesqueira) e Oceanografia.