Ufal é parceira nas atividades do Pólo Olímpico de Matemática em Piranhas

Programa tem abrangência nacional e oferece curso gratuito de matemática para estudantes que queiram participar das Olimpíadas

Por jacqueline Freire - jornalista
 | nothing

O Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inagurou, no início de abril, o Pólo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) no município do Alto Sertão alagoano. O programa tem abrangência nacional e oferece cursos preparatórios gratuitos de matemática para estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou em qualquer ano do Ensino Médio, com o objetivo de treiná-los para olimpíadas na área.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é parceira das atividades. “A parceria entre o IM e o Ifal, com o professor Micael Dantas e o diretor do Campus Antônio Damasceno, contribui para fortalecer o treinamento iniciado no Poti-Piranhas. Os professores do Instituto de Matemática ministraram palestras e levaram materiais para contribuir com o treinamento, e o servidor Argos Albuquerque participou de uma mesa redonda. “Nós esperamos contribuir mais, com eventos e intercâmbio dos alunos do Poti e do Ifal/Piranhas aqui no Instituto de Matemática em eventos e outras oportunidades que contribuam para o ensino de matemática em Alagoas”, explica o professor da Ufal Davi Lima.

O professor Davi Lima coordena o Poti em Maceió, e conta que as olimpíadas de matemática vêm contribuindo, principalmente através dos treinamentos, com a melhoria nos índices de aprendizagem das crianças e adolescentes em todo o Brasil. Para ele, ter um polo dessa natureza no sertão alagoano pode alavancar a educação nas cidades alcançadas pelo Poti. “As regiões mais remotas ainda sofrem com a falta de treinamento e ainda não usufruem de todo o potencial de ensino-aprendizagem que as olimpíadas proporcionam e não é diferente no sertão alagoano”, afirma.

Ele lembra que os principais exemplos de participação de estudantes em olimpíadas de matemática são a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com 18 milhões de inscritos por ano e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que seleciona as equipes para as competições internacionais.

Na capital, as aulas ocorrem aos sábados de 8h30 as 12h, no Instituto de Matemática. As inscrições para o treinamento podem ser feitas em www.poti.impa.br.

Já em Piranhas, o programa é coordenado pelo professor do Ifal Micael Dantas. Mais informações no perfil @poti_piranhas_ifal.