10º Encontro de Pesquisa em Educação marca 20 anos do Programa na Ufal
Evento conta com mais de 500 participantes e tem como tema geral Lutas, Resistência, Desafios
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Prossegue no Campus A. C. Simões a 10ª edição do Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal), sob a liderança do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento transcorre até esta sexta-feira (19) e marca este ano duas décadas do Programa de Pós-graduação na área, (PPGE), da instituição alagoana, com a oferta de mestrado e doutorado em várias linhas de pesquisas.
Lutas, Resistência e Desafios é o tema central da décima edição, que conta com a participação de mais de 500 pessoas, oriundas também, de outros estados do país. O evento, além de contar com 74 pareceristas, palestras e comunicações orais, é dotado de 16 mini-cursos 15 mesas-redondas, dentre as atividades, e é considerado o mais abrangente na área de pesquisa em Educação.
A abertura do Encontro, na quarta-feira (17), no auditório da Reitoria, foi presidida pelo professor Walter Matias, no exercício da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), representando o reitor Josealdo Tonholo. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Claudio Pinto Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), doutor e pós-doutor em Educação que abordou o tema O papel formativo da pós-graduação para os professores da Educação.
Fizeram também parte da mesa de abertura o coordenador do Programa PPGE da Ufal Givanildo da Silva, a vice-coordenadora, Adriana Cavalcanti dos Santos, a diretora do Cedu Mariana Guedes Raggi e o pró-reitor de Extensão Cézar Nonato. Na representação estudantil e da comissão organizadora do evento, o discente Willams Rodrigues. A apresentação da orquestra da Ufal marcou a programação artístico-cultural da solenidade de abertura.
Enaltecer a importância do Encontro e do Programa de Pós-graduação em Educação para Alagoas, para o Nordeste e também para o Brasil, pautou a fala dos componentes da mesa. Enfatizaram a luta contínua, a resistência da instituição, enquanto universidade pública e os desafios existentes para a evolução e crescimento das ações do programa.
Walter Matias destacou o crescimento da área de pós-graduação da Ufal, atualmente com 45 mestrados e 17 doutorados. Ao dar às boas-vindas aos presentes, enfatizou: “O Programa de Pós-Graduação em Educação do Cedu consolidou-se como referência de luta coletiva, resistência e de muitos desafios, que são contínuos, principalmente vivido pela universidade. Nós que vivemos da força do trabalho, todo dia é um desafio. O concorrido Encontro com mais de 500 participantes, demonstra a consolidação do programa, e a décima edição do Encontro vem reforçar isso. A luta é clara e objetiva: podemos ser até pessimistas na teoria, mas que sejamos otimistas na prática”.
O estímulo para a evolução cada vez mais do PPGE foi também destacado pelo pró-reitor Cézar Nonato, docente do Cedu. Ele acrescentou: “O evento configura-se como o principal de Educação do nosso Estado e é fruto de uma construção coletiva. É o primeiro a se realizar presencialmente desde a pandemia, e a edição que marca também os 20 anos do Programa do Centro de Educação. Há toda uma construção histórica em seu percurso”, disse o professor. Aproveitou para enaltecer o empenho da diretora da unidade acadêmica para a consolidação das ações.
Falando da alegria pelo retorno presencial do Programa PPGE, o coordenador Givanildo Silva enfatizou: “Isso só foi possível pelo trabalho coletivo realizado envolvendo três campi da Universidade Federal de Alagoas. É de muita relevância a contribuição do PPGE para Alagoas, Nordeste e Brasil em seus 20 anos de atividade. Há muito a comemorar, mas há muito a fazer. O encontro, durante esses três dias, oportuniza a troca de experiências e que aproveitemos o máximo possível as atividades, fruto de construção coletiva. Sejam bem-vindos e bem-vindas”.
Representando também os docentes do Programa PPGE, a vice-coordenadora Adriana Cavalcante destacou: “A diversificada programação e o acolhimento da comunidade acadêmica para a realização de ações que contemplam, também, às demais áreas, ensino e extensão, reforçam mais ações para a pesquisa e pós-graduação”. A diretora do Cedu Mariana Guedes, ao pautar sua fala no tema geral, enalteceu o Programa PPGE e a volta presencial.
“O último Encontro presencial foi em 2019 e esse momento é de muita importância para o Centro de Educação e de pensar a visibilidade da pesquisa da unidade acadêmica. Resistimos e resistiremos, pois temos muito a fazer. Voltamos a ter esperança de esperançar, como diz Paulo Freire. E como desafio, acreditar que vamos novamente fazer pesquisa, com infraestrutura básica. Vivemos momentos difíceis e para a retomada temos que ter paciência. Que esses dias sejam de luta. Que saiamos mais fortalecidos, mais aguerridos, com mais esperança”.
Membro da comissão organizadora, o discente Willams Rodrigues disse do prazer de receber os participantes do evento e do quanto representava para ele essa nova experiência. Enfatizou o seu percurso universitário, desde a graduação, agradeceu a participação dos presentes na solenidade de abertura e desejou que todos aproveitassem da melhor forma possível a décima edição do Encontro que tem como foco debates a pesquisa em Educação.
Histórico
O PPGE da Ufal foi o primeiro Mestrado em Educação do Estado e nos anos iniciais estava organizado em duas linhas de pesquisa: Magistério e Formação de Professores e História e Política da Educação Brasileira. De 2006 a 2017 houve uma reorganização das linhas de pesquisa do programa.
A primeira linha de pesquisa foi extinta e mantida a segunda, além de serem criadas três novas linhas de pesquisa: Educação e Linguagem, Processos Educativos, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. A partir de 2014 foi criada a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico. O Doutorado teve as primeiras defesas em 2014.