Professor: confira os resultados de avaliações feitas pela comunidade acadêmica

Sistema de autoavaliação usa tecnologia da informação para gerar planilhas personalizadas

Por Ascom Ufal
 | nothing

Depois de aplicar questionários via Sistema Acadêmico (SiaWeb) para a comunidade universitária da Ufal, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está implantando, junto com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) um sistema de autoavaliação baseado nos resultados obtidos.

Os questionários foram aplicados para as três categorias, docente, discente e técnico, no início do semestre 2022.2, tratando-se de uma avaliação do semestre letivo 2022.1.

O NTI liberou uma versão Beta do novo sistema que utiliza tecnologias da informação para gerar documentos específicos de acordo com os filtros que consideram diferentes esferas da instituição, a exemplo de cursos, unidades acadêmicas ou campi, setores de lotação e a instituição como um todo.

Esta customização dos relatórios permitirá às diferentes instâncias da instituição a elaboração de relatórios personalizados, que poderão ser utilizados de forma independente e/ou conjunta”, explica o coordenador da CPA, Márcio André Araújo Cavalcante.

De acordo com ele, os professores já receberam os códigos das suas disciplinas e os comentários dos estudantes, que contém sugestões, críticas e elogios.

Os coordenadores e os diretores das unidades acadêmicas ou campi vinculados aos cursos poderão acessar os nomes das disciplinas e os comentários dos estudantes informando suas credenciais após clicar no ícone: Exibir nomes das disciplinas. Basta clicar no nome de cada disciplina para ter acesso aos comentários dos estudantes, que não representam a opinião da CPA.

"O acesso ao sistema acadêmico pelos discentes, docentes e técnicos está condicionado a responder os questionários de avaliação do semestre 2022.2 elaborados pela Comissão Própria de Avaliação da Ufal, no entanto, nem todos os técnicos utilizam o sistema acadêmico, logo, o acesso destes técnicos pelo link acima será muito importante", explica o professor.

Como o instrumento de Auto Avaliação Institucional proposto pela CPA está em fase de implementação, na versão Beta, problemas pontuais podem ocorrer e devem ser resolvidos nas avaliações que serão aplicadas nos próximos semestres letivos. “Devo mencionar o excelente trabalho que está sendo desenvolvido pelo NTI, mais especificamente pelo técnico João Roberto”, destaca Márcio, sobre o empenho nesta demanda. E reforça que precisa da contribuição dos professores:

Docentes, divulguem este Instrumento de Auto Avaliação Institucional junto à comunidade acadêmica, e discutam estes dados agregados e estratificados no âmbito dos Núcleos Docentes Estruturantes, Colegiados dos Cursos de Graduação, Comissões de Auto Avaliação, Conselhos das Unidades Acadêmicas ou campi, Conselhos Superiores e demais órgãos de gestão da Instituição”.

Para o caso de algum problema encontrado, basta responder a um formulário eletrônico disponível aqui.

Seguem os links do sistema que permite a elaboração de forma automática de planilhas com dados agregados das avaliações realizadas:

Avaliação dos discentes

Avaliação dos docentes

Avaliação dos técnicos

A CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por docentes, técnicos-administrativos e discentes da Universidade, além de representantes da sociedade civil organizada, que atuam na área de educação, e tem por finalidades elaborar e desenvolver, junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores, uma proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Ufal.

Dúvidas e mais informações através do e-mail: cpa@reitoria.ufal.br