Professora da Ufal vai integrar equipe do Ministério do Esporte

Leonéa Santiago foi convidada para desempenhar função na Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social

Por Diana Monteiro - jornalista
Leonéa Santiago vai ocupar cargo no Ministério do Esporte, em Brasília | nothing
Leonéa Santiago vai ocupar cargo no Ministério do Esporte, em Brasília

A dinâmica vida acadêmica da professora Leonéa Vitória Santiago na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) toma, agora, uma nova direção em sua área de atuação, o esporte. A partir deste mês ela se muda para Brasília e passa a integrar a equipe de trabalho do Ministério do Esporte (ME), que tem como titular da pasta Ana Moser, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira. Leonéa é mestre, doutora e pós-doutora e pertencente ao quadro docente do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), onde exercia, pela segunda vez, o cargo de diretora dessa unidade acadêmica.

A professora Leonéa recebeu convite para trabalhar na Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, uma das quatro secretarias do ME. Mas os laços dela com o Ministério, que passa a ser seu novo espaço de atuação, já somam 10 anos de parceria com diversas atividades em prol do ensino, da pesquisa e da extensão no Iefe. Em seus 30 anos de trabalho dedicados à Ufal, ela sempre atuou na área de inclusão social e, dessa forma, coordenou vários projetos por acreditar que “o esporte é transformação de vidas”.

Santiago enfatiza que, no Ministério do Esporte, são muitas as possibilidades e perspectivas de desenvolver um trabalho mais amplo e de maior alcance social. Reafirmando que esporte é transformação de vidas e que considera uma de suas missões e objetivo de vida, ela se reporta à sua própria experiência: “A minha vida, desde a infância, foi transformada pela prática esportiva. O que o esporte deu na minha vida, faz-me ter a missão de transformação de vida. O trabalho será muito amplo, pela própria natureza do Ministério. O esporte tem que ser visto como um fenômeno social global. O esporte modifica a vida das pessoas”, afirmou Leonéa, com disposição para fazer também de sua experiência acadêmica nos diversos projetos de extensão, trabalhando com comunidades circunvizinhas ao Campus A.C. Simões, um contínuo e crescente aprendizado.

No Iefe são vários os projetos de extensão em execução que trazem a marca de liderança de Leonéa e que contemplam cerca de duas mil pessoas, entre crianças e jovens, na faixa etária de 7 a 17 anos. Atividades de prática esportiva desenvolvidas em espaços físicos estruturados, a exemplo do Complexo Esportivo, otimizando, também, as áreas de ensino e pesquisa. De acordo com a professora, entre todos os espaços semelhantes existentes no país, o Complexo Esportivo da Ufal é o que funciona com as ações propostas de inclusão social.

Convite

O interesse e o convite do Ministério do Esporte para ter em sua equipe a professora Leonéa Santiago foram reforçados durante um evento realizado em Maceió, em abril, que tratou sobre o Fórum de Gestores do Estado de Alagoas. Essa ação, contou com a representante da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Cássia Damiani, assessora direta da ministra Ana Moser.

A secretária também esteve no Campus A.C. Simões visitando o Complexo Esportivo e fez elogios ao trabalho empreendido pela Ufal. O Complexo está na estrutura da graduação em Educação Física, na licenciatura e no bacharelado, e, a partir deste ano, o Iefe também passou a ofertar o primeiro mestrado, que também se destaca como a primeira pós-graduação na área em Alagoas.

Levo a Ufal no coração

Com 42 anos de serviço público, dos quais três décadas são na Ufal, Leonéa, natural do Rio de Janeiro, reforça que sua vida foi transformada pelo esporte e pelas oportunidades e conquistas para qualificação, durante a sua carreira docente na instituição alagoana. “Cheguei à Ufal como mestre em Educação Física e Cultura e no meu percurso acadêmico tive a oportunidade de ampliar a minha qualificação fazendo doutorado em Ciências do Esporte e pós-doutorado em Sociologia do Esporte, em Portugal. O que me abriu portas para anos depois participar do Programa de Licenciatura Internacional da Capes, onde foi concedida dupla certificação a 21 alunos de graduação. Aonde eu for, a Ufal estará comigo”, disse Leonéa em reconhecimento ao seu crescimento como docente da Ufal.

Em seu segundo mandato à frente da gestão do Iefe, Leonéa Santiago despediu-se de seus colegas, também gestores, durante reunião de diretores de unidades acadêmicas, na dia 25 de maio, realizada no gabinete do reitor Josealdo Tonholo. Na oportunidade, o reitor agradeceu a colaboração e a dedicação da servidora à Ufal, dos laços estreitados com o Ministério do Esporte, fruto de uma década de parceria e de projetos competentemente executados pela unidade acadêmica comandada por Leonéa.

Ao desejar boa sorte e parabenizá-la pelo seu novo espaço de atuação, Tonholo enfatizou: “Sem dúvida, a ida de Leonéa reforçará ainda mais a parceria com um Ministério do Esporte de tanta importância para a formação qualificada de recursos humanos em educação física e, especialmente, para a execução de projetos de inclusão social em andamento na área de específica, que é de grande relevância para a sociedade”.

Na oportunidade, Leonéa estava acompanhada do vice-diretor do Iefe, Gustavo Araújo, que passará, a partir deste mês de junho, a ser o novo diretor da unidade acadêmica, instalada no Campus A.C. Simões.