Professora Elisa Sena, do Instituto e Matemática da Ufal, morre aos 36 anos

Reitor Josealdo Tonholo lamenta, com pesar, a perda da docente e Direção do IM decreta luto de um dia, como última homenagem

Por Simoneide Araújo – jornalista
- Atualizado em

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, e o diretor do Instituto de Matemática, Isnaldo Barbosa, lamentam, com pesar, a morte da professora Elisa Fonseca Sena e Silva, aos 36 anos. Em última homenagem prestada à docente, a direção do IM decreta luto de um dia, nesta terça-feira, 27, e destaca que a professora Elisa sempre será lembrada e reconhecida por todos que fazem parte da unidade acadêmica.

Professora Elisa, como era conhecida por todos, trilhou seu caminho acadêmico de forma única e inspiradora. Também era conhecida por sua alegria, fala firme, criatividade e generosidade. Decretamos luto, simbolizando uma pequena homenagem ao respeito e à grandiosidade da professora e amiga, reforçou o diretor Isnaldo Barbosa. 

E continua: “Tive o privilégio de trabalhar com a professora Elisa em algumas oportunidades como a Geometria Analítica unificada e a Matexpo. Sempre proativa e zelosa, suas contribuições no Instituto de Matemática foram exemplares. Em 2021, já doutora em Educação, professora Elisa coorientou uma dissertação do Profmat sobre Itinerário Formativo, abrindo a discussão sobre o Novo Ensino Médio na vasta literatura formada por dissertação do Profmat. Professora Elisa se destacava ainda por suas contribuições na área de Mentalidades Matemática, atuando como pesquisadora do Instituto Sidarta, com bolsa pelo Itaú Social até seu afastamento para tratar de sua saúde.”

Pelas redes sociais e grupos de Whatsapp, amigos e colegas da professora Elisa prestaram solidariedade à família e se despediram da docente: “É com uma tristeza imensurável que prestamos a última homenagem à nossa amada e querida professora Elisa, que, além de uma exímia profissional, era um exemplo de ser humano. Que seu sorriso e todas as coisas maravilhosas que a professora Elisa fez como docente do IM da Ufal, bem como a alegria que nos proporcionava com sua amizade e doçura, sejam eternamente lembrados nos nossos corações”, publicou a vice-diretora do IM, Juliana Roberta Theodoro de Lima. 

E declara ainda: “Tive oportunidade de conhecer Elisa em 2016, quando ingressei como professora efetiva do IM. Tivemos oportunidade de trabalharmos juntas no colegiado da matemática licenciatura. Como uma pessoa doce que encanta todo mundo, fizemos amizade. Mesmo de longe, quando se ausentou para o começo do tratamento, enviava energias positivas para nosso instituto, apoiando as atividades, os projetos com alunos até a gestão. Sempre tinha um sorriso aberto a todos, que era uma arma de cativar todo mundo. E é esse sorriso que me cativou como profissional e pessoa, que me fez agradecer o pouco tempo de divisão de jornada como colegas de trabalho e de amizade, que eu quero levar eternamente no meu coração. Obrigada por tanto, Elisa!”

Elisa, uma pessoa com uma alegria contagiante, daquelas que te faz bem sem nem perceber. Aquela que sempre estava calma, que passava calma e que amava a vida! Super criativa, gostava das cores, era tão feliz! A vida sempre nos ensina algo, e, às vezes, usa pessoas para isso. E eu aprendi com você tantas coisas importantes. Você deixa frutos maravilhosos, meninas e mulheres se tornaram empoderadas, estudantes aprenderam a ver o ‘erro’ de uma outra forma. Professores são melhores porque passaram por suas aulas, tantos frutos… Obrigada por tanto! Será sempre lembrada!”, disse a amiga Viviane Oliveira, docente IM.

O professor do IM e pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, também se solidariza com amigos e familiares da professora Elisa e lembra dela desde sua aprovação no concurso da Ufal, em 2010, quando ele era diretor do IM. “Tive o prazer de conhecê-la e conviver com ela desde sua aprovação para ocupar uma vaga de docente na Ufal. Uma pessoa maravilhosa, um ser humano e uma profissional diferenciada. Ela chegou com mestrado e, na sequência, fez doutorado no nosso Centro de Educação. Uma professora sintonizada com o ensino da matemática de qualidade, engajada em vários projeto de extensão, nas olimpíadas de Matemática, em cursos de especialização, derivados da Obmep. Assumiu a formação continuada de professores em Arapiraca e Maceió. Infelizmente, ela, muito jovem, vinha lutando contra o câncer, e, infelizmente, não resistiu. Foi uma grande perda para o Instituto de Matemática e para nossa Ufal”, referendou Barros.

O ex-diretor do IM, José Carlos Almeida, também deixou sua mensagem de solidariedade. “Toda ação humana reflete em sua alma a essência de Deus. Caberá a nós observarmos  cada ser com olhar fraterno, examinando cada ação para ajuizar a pureza dessa alma no intuito de preservar o amor entre os irmãos. Elisa partiu e, com certeza, semeou o bem, semeou o amor entre os seus pares e demonstrou a pureza de sua alma em seus atos do cotidiano e em sua luta incansável pela vida. Um ser de luz, um ser de paz, que, para além da saudade física, deixará o exemplo de sua alegria, de seu profissionalismo, de sua retidão e, acima de tudo, o respeito pelo próximo, sempre trilhando o caminho da paz. A tristeza é muito grande pela perda de uma colega que deixará lacunas de boas práticas em nossas vidas. No entanto, devemos compreender esse momento e nos alegrar pelo seu retorno à casa do Pai, pois isso significa que sua missão foi cumprida e não tenho a menor dúvida que ela não deixou a desejar. Só me resta desejar aos familiares meus sinceros sentimentos e que a paz de Jesus esteja com todos, amenizando a dor dessa partida. À Elisa, desejo uma caminhada tranquila e que continue galgando seu crescimento espiritual junto ao nosso Pai.”

Ex-docente do IM da Ufal e amigo, Dione Andrade Lara ressalta a capacidade de superação da professora Elisa, mesmo diante das dificuldades. “Ela foi uma das primeiras pessoas que eu conheci quando entrei na Ufal, que tinha muito amor pela vida, bem animada e que, apesar das dificuldades, nunca passava um sinal de tristeza, enfrentado os problemas com cabeça erguida. Ela vai fazer muita falta. Não consegui me despedir, mas onde você estiver, Elisa, fique bem e saiba que vai fazer muita falta para a gente”, disse o professor.

Contribuição para Matemática

Sua contribuição para o ensino da Matemática possui uma vasta lista de trabalho e materiais publicados, com foco em formação de professores, metodologias de ensino e, mais recentemente, neutralidades matemáticas.  Com bacharelado e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007 e 2010), Elisa ingressou na Ufal em 2011 e fez doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2020). 

Além de  professora efetiva da Ufal, Elisa tinha experiência nas áreas de Educação Matemática e Matemática, participou de projetos de extensão como as Olimpíadas de matemática [a Brasileira (Obmep) e e a Alagoana (OAM) e o Laboratório de Ensino de Matemática (Lema), dentre outros. Saiba mais sobre as atividades que foram desenvolvidas pela professora, Clicando aqui

Em seu site e no Instagram, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) também comunicou, em nota de pesar, a morte da professora Elisa e lamentou a perda.

O velório e o sepultamento serão em Minas Gerais, junto dos familiares, onde ela estava fazendo tratamento

Acompanhe , no anexo, mais depoimentos de professores, alunos, ex-alunos e amigos da professora Elisa: