DAP alerta sobre prazo para atualização de dados cadastrais no SouGov
Servidores federais têm até o dia 31 deste mês para confirmar ou alterar dados no app ou site
- Atualizado em
O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) alerta sobre o prazo final para a atualização de dados cadastrais no aplicativo SouGov ou no site SouGov.Br. Agentes públicos federais têm até o dia 31 de julho para realizar a validação, que é anual e obrigatória para servidores públicos e ocupantes de cargo em comissão.
O procedimento é simples: ao acessar o site ou o app, o servidor é automaticamente direcionado para a tela de validação cadastral, que foi dividida em cinco etapas. A primeira traz as autodeclarações de raça e cor. Ela foi implementada este ano, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, para traçar o perfil do funcionalismo público no país e avaliar as políticas públicas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo.
A etapa seguinte trata dos dados pessoais. Caso o servidor verifique alguma inconsistência, pode solicitar a alteração, clicando no ícone de lápis no canto superior direito do campo. Na terceira etapa, é necessário revisar contatos telefônicos, e-mail e endereço residencial.
Por fim, o servidor deve confirmar o número de documentos como RG, CPF, Título de eleitor e Pis/Pasep.
Apesar de não ser compulsório para pensionistas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que o procedimento seja realizado, já que o recadastramento facilita o contato do órgão com o pensionista e ajuda a subsidiar serviços e políticas públicas. Para aposentados, o procedimento também é obrigatório.
O procedimento foi instituído pela Portaria SGP/ME nº 1.455, de 2022, que atribuiu caráter obrigatório à atualização cadastral e determinou que ela seja realizada uma vez por ano. o agente público que não realizar a validação ou a atualização de seus dados cadastrais poderá passar por apuração disciplinar.
O Governo Federal publicou um guia para facilitar a validação. Clique aqui e acesse.