Docente do Campus Arapiraca tem artigo publicado na revista Nature
Trabalho desenvolvido com a também pesquisadora Thaíssa Lúcio e com a Universidade da China já rendeu três artigos em publicações internacionais
- Atualizado em
O professor do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Vinícius Del Colle, teve artigo publicado em revista do grupo Nature. O estudo é feito em colaboração com a professora Thaíssa Lúcio, também da Ufal, e com a Universidade da China e essa parceria já rendeu três artigos em revistas internacionais, sendo a última publicada em periódico científico do influente grupo editorial britânico.
“Desde 2019 mantenho colaboração com a equipe chinesa, já estive a convite deles, por três vezes, ministrando palestras e dando treinamento aos alunos da pós-graduação na área de eletrocatálise de pequenas moléculas orgânicas utilizando monocristais de Platina”, explicou o pesquisador Vinícius Del Colle.
O intuito é desenvolver catalisadores com design mais inteligente e eficiente, principalmente no que diz respeito à obtenção de energia elétrica a partir de uma fonte proveniente da biomassa, como o etanol. Para tanto, o pesquisador explica que, gradativamente, o mundo demanda por mais alternativas energéticas que não tragam danos ao meio ambiente, e o uso de fontes alternativas provenientes da biomassa podem contribuir à redução do uso de combustíveis fósseis.
Nesse sentido, dispositivos conversores de energia química em elétrica, conhecido como células a combustível, figuram como promissores equipamentos para este fim, na qual usam etanol para produção de energia elétrica de forma limpa. Assim, para esse desenvolvimento, é necessário melhorar a eficiência do catalisador utilizado, normalmente à base de platina.
É com base nisso que o artigo publicado destaca, do ponto de vista fundamental, o comportamento do catalisador em regiões de potencial ainda não acessadas, e como isso impacta na eficiência do catalisador platina e outros materiais, que podem ser utilizados em veículos elétricos, unidades de energia estacionária e equipamentos eletrônicos.
“Graças ao apoio da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas], por meio de seus editais de auxílio à pesquisa, está sendo possível desenvolver projetos em cooperação com outras instituições de pesquisas no Brasil e de outros países e, desta forma, projetando o nome de Alagoas no cenário científico com publicações de alto nível”, celebrou o pesquisador.
Apoio e incentivo
Apoiar os estudiosos no decorrer de suas jornadas acadêmicas. Esse tem sido o objetivo da Fapeal em seus programas. E os incentivos vêm se provando não somente relevantes, como indispensáveis, para garantir que pesquisadores como Vinícius Del Colle possam alcançar publicações e colaborações internacionais, além de trazer pesquisas de alto nível para o interior do Estado.
No entanto, esta não foi a única conquista do acadêmico: Del Colle também alcançou duas aprovações em editais da Fapeal que são: Auxílio à Participação em Reunião Científica (ARC) e Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC). Isto contribuirá progressivamente para o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e a produção de novos trabalhos.
O encontro no qual o acadêmico teve trabalho aprovado é o 24º Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica (SIBEE), o principal evento da área no país. Ele é realizado, a cada dois anos, desde 1978, sendo o fórum nacional mais relevante na discussão dos avanços e desafios da eletroquímica e eletroanalítica, mas igualmente substancial para a divulgação de resultados científicos e tecnológicos.
“A Fapeal tem prestado um serviço valioso aos pesquisadores do estado por financiar a participação em eventos nacionais e internacionais. Sabemos o quão difícil é para muitos pesquisadores participarem de eventos, portanto, agradeço o apoio recebido ao participar deste simpósio. Estou certo de que esse apoio permitirá a troca de ideias e colaborações com outros grupos do país e favorecerá que os alunos da pós-graduação do Campus Arapiraca continuem desenvolvendo pesquisas de relevância no cenário científico”, diz o docente.
Já o evento contemplado na chamada AORC será o Simpósio Alagoano de Química, que está chegando a sua 6ª edição e ocorrerá no Campus Arapiraca. O tema deste encontro será Química, Educação e seu Envolvimento no Processo Sociocultural, para discutir como a formação de professores e a educação química podem preparar os estudantes para compreender e enfrentar desafios.
“Espera-se que o evento, assim como os promovidos anteriormente, alcance a sua finalidade primária, que é de disseminar conhecimentos e ações que tragam melhorias para a sociedade alagoana, sobretudo, para o segmento de ensino que constantemente sofre transformações no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem”, observa Del Colle.