Docentes de Medicina participam de atualização em metodologias de ensino

Atividade tem como foco aperfeiçoar práticas de ensino e aprendizagem para formar profissionais cada vez mais capacitados

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

A nota máxima conquistada pelo curso de Medicina do campus Arapiraca da Ufal é resultado do engajamento de estudantes, docentes, técnicos e direção que fazem parte da comunidade acadêmica. Eventos, cursos e demais atividades são realizadas de forma contínua em busca da qualidade.

Até dezembro deste ano, vinte professores do curso participam de uma atualização em Ensino Médico, com ênfase em metodologias de ensino e aprendizagem. O curso é on-line e teve início em 29 de agosto, tendo como tutores professores Roberto Padilha e Valéria Vernashi, dois grandes pesquisadores nacionais sobre o tema. A ideia é contemplar, no ano que vem, mais 21 professores, formando mais de 80% do corpo docente atual do curso.


“Nós buscamos aperfeiçoar a capacidade dos professores de conseguir implementar nosso PPC [Projeto Pedagógico do Curso] de forma integral ao longo da graduação, com foco forte em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, que toda a literatura já comprova como mais eficiente para formar médicos capacitados e profissionais atualizados das demandas que o século 21 impõe”, destaca o professor do curso de Medicina e responsável pela oferta da atualização, Marcelo Calazans. “Estou defedendo meu mestrado em ensino médico e foi a grande inspiração de ir atrás desse curso para o curso de medicina”, acrescenta.