Ufal capacita microempresários de AL para editais de compras públicas

Iniciativa é fruto de parceria entre Universidade e Sebrae, e conta com apoio de estudantes da FDA e da Feac

Por Izadora Garcia - relações públicas
- Atualizado em
Projeto de extensão visa capacitar microempresários alagoanos com foco em editais de compras públicas
Projeto de extensão visa capacitar microempresários alagoanos com foco em editais de compras públicas

Promover o desenvolvimento econômico sustentável no estado de Alagoas: esse foi o desafio que a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resolveu encarar. A oportunidade surgiu do projeto de extensão Capacitação de microempresários alagoanos com foco em editais de compras públicas a partir da relação institucional entre empreendedores, Sebrae e Ufal, que está em sua segunda fase. A atividade conta com a participação de estudantes da Administração, Economia, Contabilidade e Direito.

A iniciativa, coordenada por José Edson Lima (Proginst), Nathália Cardoso (Sebrae) e Carlos Everaldo Costa, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), foi dividida em etapas. A primeira consiste em consultorias do Sebrae para auxiliar a Proginst na implementação de benefícios para empresas locais nos editais de compras públicas. Ela é seguida pela etapa de orientação aos estudantes sobre como funciona o processo para que possam produzir material informativo voltado aos microempresários. Também será realizada uma busca ativa de empresas locais que podem ser capacitadas para participar das licitações.

A ideia do projeto surgiu, originalmente, de uma disciplina denominada Atividade Curricular de Extensão 1 (ACE1), do curso de Administração. “Tudo é resultado da real necessidade da comunidade externa. A Proginst identificou que as micro e pequenas empresas alagoanas não têm obtido muito êxito nas participações sobre as compras públicas vinculadas à Ufal”, explicou Carlos Everaldo.

“A ideia é que os estudantes busquem produzir material informativo como sites, tutoriais, que possam auxiliar as empresas no entendimento sobre o processo de licitação federal. Então haverá momentos de capacitação, de treinamento sobre o uso do sistema. Tudo isso será realizado em parceria com os cursos e com o Sebrae”, complementou José Edson Lima.

Posteriormente, os estudantes atuarão de forma mais próxima às empresas: verificando a regularidade fiscal, as condições de participação nos processos licitatórios e como elas podem se adequar aos requisitos.

Até o momento, os alunos montaram equipes mistas e dividiram as ações iniciais para construir um site na linguagem adequada ao microempreendedor, com canal de suporte e vídeos explicativos. Também haverá uma parte voltada à didática, com a aplicação de estudos de caso e casos, trazendo ações exitosas e também exemplos que não tiveram sucesso.

Os estudantes também ficarão responsáveis por lidar diretamente com os micro e pequenos empreendedores, entrevistando e buscando informações mais pontuais sobre suas reais necessidades e dificuldades para que as capacitações sejam vinculadas ao contexto deles.

“Esse processo é importante para as empresas, mas também ajuda muito na formação dos estudantes que têm interesse em atuar nesse ambiente de consultoria, de assessoria jurídica”, avaliou Lima. “A intenção é que as empresas alagoanas tenham êxito, o dinheiro circule em Alagoas, gerando renda e que a Ufal, junto ao Sebrae, consiga impactar esse segmento socioeconômico”, finalizou Carlos Everaldo.