Ufal participa de Ciclo de Seminários do Escola em Tempo Integral

Evento será em Recife nestas quarta e quinta-feira, 27 e 28 de setembro

Por Ascom Ufal
 | nothing

Nos dias 27 e 28 de setembro acontece em Recife a etapa Nordeste do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com a Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI) e a Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral (COGEITI). A etapa nacional já foi realizada em agosto, de forma virtual.

Representam a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a professora aposentada Ana Dayse Dorea e os professores Surama Angélica da Silva, do Centro de Educação (Cedu) e Vera Lúcia Pontes, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Segundo a professora Ana Dayse Dorea, o convite do reitor Tonholo para representar a Universidade no evento é uma oportunidade de interagir e pensar juntos sobre a educação superior e a educação básica. “O MEC nos chama para fazer essa discussão diante da proposta do programa que está colocando para funcionar as escolas em tempo integral, para tratar da educação integral. É importante não só a participação da Universidade Federal de Alagoas, mas de todas do Nordeste, e também das secretarias municipais e estaduais da região, dada a importância imensa dessa participação conjunta”, afirma.

Ela explica que a participação da Universidade se dá por ser ela a formadora dos futuros professores da educação básica. “Nossos dados em educação não são bons. A gente continua ‘apanhando’ um pouco para conseguir que nossas crianças aprendam. Tudo começa na educação infantil, então é preciso que essa discussão seja feita de forma conjunta, por que todo o início da formação é o que vai repercutir na educação básica. Os professores são formados nas universidades, sejam públicas ou privadas, e é preciso que essa formação entenda esse momento novo de mundo, com as tecnologias, as redes sociais, e é preciso olhar isso com muito carinho. É esse professor formado pelas universidades que sai para ensinar desde a educação infantil até o ensino médio”, diz.

A iniciativa tem o objetivo de debater, reunir e sistematizar  insumos  para o documento de princípios e orientações para a Educação Integral em Tempo Integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. “Precisamos não só conhecer, mas ver como isso vem sendo implementado, como pode melhorar a educação no nosso país e principalmente no Nordeste”, afirma.

Segundo a SEB o Ciclo de Seminários é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral, cuja finalidade é fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral na Educação Básica e viabilizar o alcance com qualidade e equidade da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro e tem como público-alvo os secretários(as) de educação, equipes técnicas das secretarias, pesquisadores(as), universidades, representantes dos Conselhos de Educação, comunidades escolares e parceiros da sociedade civil.

“Parabenizo a Ufal mais uma vez pelo interesse, e por enviar representantes do Centro do Educação e da Pró-reitoria de Graduação para que possamos discutir e ver a melhor forma de implementar. Agradeço o convite do professor Tonholo e da professora Eliane. Estarei no evento também como presidente da Academia Alagoana de Educação, e espero que possamos na volta fazer uma bela discussão e uma orientação cabível para a formação superior da nossa Universidade Federal de Alagoas, mais especificamente com as licenciaturas e com o Centro de Educação, para contribuirmos e melhorarmos a educação no estado de Alagoas.

Os seminários serão realizados nas cinco regiões do país durante os meses de agosto, setembro e outubro em formato híbrido, presencial e com transmissão ao vivo pelos canais do Ministério da Educação.