Coordenador do Femupe participa de evento da Universidade Nova de Lisboa
Marcos Moreira vai integrar simpósio que reunirá grupos de pesquisa que atuam na investigação da música no período moderno
- Atualizado em
Nos próximos dias 19 e 20, vai acontecer o 1º Simpósio do Grupo de Investigação em Música no Período Moderno, promovido pelo Centro de Sociologia e Estética Musical (Cesem), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. E a Universidade Federal de Alagoas será representada pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música e coordenador do Festival de Música de Penedo (Femupe) e do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), responsável por várias pesquisas realizadas na área e que já renderam muitas publicações.
O simpósio será realizado no Colégio Almada Negreiros, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, mas será um evento misto, com participação presencial e on-line. O professor Marcos Moreira foi convidado para participar, uma vez que o Cesem e o Cemupe têm trabalhado conjuntamente em prol da pesquisa na área da música. Moreira terá participação on-line, pela plataforma Zoom.
Em 2023, parcerias foram reafirmadas em relação a apoio científico e artístico a eventos realizados no Brasil e em Portugal e, mais especificamente, ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do Cemupe. Esses foram alguns dos compromissos assumidos pelos pesquisadores David Cranmer e Alberto Pacheco, do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, vinculado ao Cesem.
“Apresentaremos a comunicação O Selo Cemupe. Vamos apresentar todos os e-books e livros impressos produzidos em Penedo pelo nosso grupo de pesquisa, principalmente destacando os trabalhos coletivos, a exemplo dos dobrados de Japiassú e o Dicionário musical da língua portuguesa, de Isaac Newton de Barros Leite, que, inclusive, lançamos em Lisboa, ano passado, no Festival de Música Penedo em Portugal”, disse Moreira.