Colégio de Aplicação realiza atividades para preservação dos biomas
Trabalhos foram desenvolvidos com as crianças durante a Sinpete
O Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) participou da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) que ocorreu dos dias 16 a 22 de outubro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Durante todo o evento, o Colégio proporcionou momentos de conhecimento sustentável com a exposição dos trabalhos realizados no cotidiano, reforçando a sua responsabilidade em ensinar as crianças os cuidados com a natureza e a necessidade da preservação dos biomas brasileiros.
Os profissionais da educação do CApTV sempre prezam por apresentar nos espaços do colégio, propostas pedagógicas que contribuem positivamente para a educação infantil, sobretudo no que diz respeito a educação ambiental e cuidados com a natureza. O principal objetivo trabalhado na exposição na Sinpete foi justamente mostrar através da arte sustentável, um pouco das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujos os temas foram focados na Saúde e bem-estar (quadro 3); Educação de Qualidade (quadro 4); Água potável e Saneamento (quadro 6); Redução das Desigualdades (quadro 10) e; Vida Terrestre (quadro 15), cuja a temática sempre é trabalhada com as crianças durante os momentos de atividades do cotidiano.
É importante salientar que um evento como este, proporciona aos profissionais da educação, os estudantes e todo o público inserido no projeto, um leque de oportunidades crescimento profissional, ampliação das ideias que são trabalhadas dia a dia no ensino básico e, como podem avançar para contribuir positivamente para um país mais sustentável e inclusivo. A ciência aguça à busca para solução de problemas, fomenta a implementação de inovação, democratiza o conhecimento, incentiva novos métodos de ensino e consequentemente, fortalece a interação entre escolas e instituições do ensino superior.
Para a professora do Colégio de Aplicação Telma Vitória, Isabel Freitas, ter participado desse momento, trouxe à tona um sentimento de alegria, pertencimento e inclusão: “A Sinpete representa as potências presentes na educação básica em todas as etapas. É visível a dedicação e o entusiasmo das escolas, professores e estudantes, isso mostra que, a ciência não está restrita apenas à universidade, ela pode e deve, ser incentivada e trabalhada desde a educação infantil, através de práticas bem planejadas, estratégicas e acima de tudo, fundamentadas”, salientou Isabel.
Priscila Santos professora do 2º período do CApTV, conta que, participar da Sinpete proporcionou diversas perspectivas na educação. “As crianças ficaram super entusiasmadas com as atividades propostas, dentre elas a que mais chamou a atenção foi o lançamento de folguetes, realizado no stand da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que mostrou passo a passo de como é feito o lançamento. Nós também contemplamos o evento com o nosso espaço, expondo a produção de todos os trabalhos feito pelas crianças e elas simplesmente amaram, também fizemos atividades voltadas para uma alimentação saudável, com alimentos naturais, como frutas e verduras, justamente com o intuito de incentivar a alimentação saudável das nossas crianças, difícil mesmo foi o pouco tempo que tivemos para participar, mas mesmo assim, foi muito enriquecedor”, acrescentou Priscila.
“Uma oportunidade ímpar de retomar o contato com a pesquisa e a extensão, além das diversas atividades formativas visando oportunizar melhorias no processo de ensino-aprendizagem. As crianças são naturalmente ‘cientistas’ e os professores devem ser seus orientadores, na Sinpete promovemos essa visão”, contou com entusiasmo o coordenador do evento, professor e diretor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM), Isnaldo Isaac Barbosa, sobre a importância da participação dos profissionais da educação na Semana Institucional de Pesquisa,Tecnologia e Inovação na Educação Básica.
O evento proporciona uma vasta riqueza de conhecimento através da pesquisa e extensão, mas o fato de ocorrer dentro da instituição de ensino superior, agrega um valor muito maior, enfatiza o docente do IM, “o contato com a universidade proporciona sonhos que ganham forma e modificam a realidade dos estudantes. Visitar a Ufal, apresentar trabalhos e ser premiados, é uma experiência inesquecível que abre portas para que, esses estudantes, desejem desde cedo ingressar na universidade, o que contribui num ingresso sem dúvidas das áreas que pretendem atuar como também, terão uma base científica que os permitirá avançar com segurança para programas de pós-graduação”, enfatizou o também coordenador da Sinpete.
Trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação infantil, pode parecer algo difícil de incluir na base educacional, mas é possível ter uma abordagem didática e que possa ensinar de forma criativa e divertida. Com esse intuito, a equipe da Sinpete criou a Sujeita Investigadora das Ciências e Artes (Sica), adotada pelo Colégio de Aplicação e foi com a união dos dois projetos, que proporcionou que as crianças discutissem diversos temas e problemas atuais da nossa sociedade.
Sobre o evento
A Sinpete trouxe como principal objetivo,o estímulo a projetos e ações práticas de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio de diversas atividades, desde apresentações, exposições, oficinas, mesa redonda à minicursos, dentre diversas atividades voltadas à pesquisas direcionados à educação básica, todavia, profissionais de diversas áreas, docentes, discentes e público geral, tiveram a oportunidade de participar. O tema desse ano foi "Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a conservação dos Biomas Brasileiros.