Edufal comemora 41 anos de excelência na produção científica de Alagoas

Editora se consolida nessas décadas com novidades no cenário editorial do Estado

Por Mauricélia Ramos - Jornalista

Com aplausos renovadores daqueles que sabem a importância que a  Editora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem para o estado de Alagoas, a Edufal celebra seus 41 anos de existência com riqueza de histórias para contar. Mais que isso: comemora entregando à comunidade acadêmica alagoana uma nova livraria e sua página institucional, estreitando ainda mais sua relação com a sociedade.

Criada em 5 de outubro de 1983, lançou-se na missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e, hoje, é uma instituição premiada em âmbito nacional. É mais que um órgão publicador de obras de interesse acadêmico; é engajada socialmente e desenvolve ações para estimular a ciência e, principalmente, multiplicar o conhecimento.

O atual diretor da Edufal, à frente da Editora desde março deste ano, Eraldo Ferraz festeja esta idade nova. “É com muita alegria que comemoro esses 41 anos da Edufal com o sentimento de que ela vem cumprindo o seu papel principal na produção de livros aprovados pelo conselho editorial e, principalmente, coordenando a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Alegria, também, pelo novo espaço adquirido para comercialização dos livros através da Livraria e Papelaria no Campus A. C. Simões, em Maceió, bem como do seu novo site institucional. Parabéns Edufal, vida longa no mundo editorial!”.

Ambiente acolhedor

Um café quentinho e livros a escolher para embalar um momento de respiro na Ufal. É assim que muitos veem a Edufal, como um local de sossego e conhecimento. A gerente da Editora, Diva Lessa, compartilha essa mesma sensação na sua trajetória profissional. “Para mim, viver na Edufal há 35 anos, desses 41 anos, no mundo dos livros, é transformar a vida das pessoas, inclusive a minha, através das letras”, enfatiza.

Atualmente, quem quer adquirir os livros ou descansar saboreando um cafezinho pode visitar a sede da Editora, no CIC, ou ir à nova Livraria, na Praça dos Bancos, também no Campus A. C. Simões. Se quiser alguma informação, pode acessar a página, onde é possível também entrar em contato pelo whatsapp (82) 99152-3487, para adquirir um título.

Trajetória

O sucesso da Edufal é consolidado ano a ano nessa longa trajetória. Em 2005, tornou-se a editora universitária pioneira, no Brasil, no desenvolvimento do Projeto Braille. Nesse segmento, publicou 20 títulos, que foram doados a bibliotecas e instituições de apoio aos deficientes visuais de Alagoas e do Brasil.

Em 2023, o prestígio acumulado permitiu à Edufal encabeçar a organização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com a participação de 300 editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior. Com visitação estimada de 400 mil pessoas, em dez dias de evento, a Bienal é considerada o evento cultural que melhor expressa a riqueza da produção intelectual local. Em 2025, de 31 de outubro a 9 de novembro, a meta é superar esses números, homenageando países africanos de língua portuguesa.

Apesar do pequeno porte e do esforço em combinar a publicação universitária com uma divulgação sistemática, a Edufal tem se constituído num dos principais cartões postais da Universidade. Seu acervo com mais de mil títulos, selecionados a partir de rigorosos critérios de qualidade, circula, atualmente em livrarias e feiras nacionais e internacionais, bem como no site institucional.

A Edufal possui, enfim, bons motivos para continuar enfrentando desafios e conquistas. Mas, ainda são longos os caminhos a trilhar com o propósito de estimular a leitura e fortalecer a vida acadêmica, cumprindo, assim, o papel institucional e social que lhe deu forma. O trabalho prossegue com a esperança de que a editora tenha uma boa história para contar também às gerações futuras.