Grupo de Pesquisa e Extensão da Ufal leva oficinas interativas para a Sinpete

Com vasta programação, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) terá debates e atividades lúdicas para todos os públicos

Por Ascom Ufal com colaboração de Mylene Leite - jornalista
- Atualizado em
Aulas de campo na Unidade de Ensino e Hospital Veterinário Fazenda São Luiz - Ufal Viçosa/AL
Aulas de campo na Unidade de Ensino e Hospital Veterinário Fazenda São Luiz - Ufal Viçosa/AL

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) vai participar da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica 2024 (Sinpete), que iniciou nesta quarta-feira (16). Uma das temáticas do evento é a saúde única, uma abordagem mundialmente difundida, que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental.

De acordo com os organizadores, o Grupequi pretende difundir entre os participantes o conceito e a dimensão da Saúde Única relacionando com as práticas de bem-estar animal. Outro tema que será apresentado pelo Grupequi é a oficina, Diga Não à Violência: Não Maltrate os Animais, que tem como objetivo conscientizar os as pessoas para combater o abandono e o maus-tratos aos animais.

“Tendo em vista um público predominante de crianças e adolescentes, nossa abordagem com os participantes será criativa, lúdica e interativa, por meio de jogos eletrônicos, exposição de imagens e roda de conversa sobre bem-estar animal”, afirma o professor Pierre Escodro, coordenador do Grupequi. “Após as apresentações das oficinas, os participantes responderão a um questionário on-line que irá mensurar o conhecimento repassado, e também poderão tirar dúvidas sobre saúde animal e zoonoses”, completa.

Mesa-redonda

No último dia da Sinpet 2024, o Grupequi participa da mesa-redonda intitulada Animais Comunitários e a Saúde Única: Vamos Conversar Sobre Isso?. O professor Pierre Escodro será o representante do grupo nesse evento, agendado para a terça-feira (22), às 10h, no Campus Arapiraca. Participam ainda, a presidente da Comissão de Bem-estar Animal da OAB/AL, Adriana Alves, o delegado de Crimes Ambientais, Robervaldo Davino, além de representantes do grupo Doguinhos da Ufal, a professora Sílvia Cardoso e a voluntária Karlla Lopes.

Na mesma data, no Campus A.C. Simões Maceió, o Grupequi promoverá uma mesa-redonda com o tema central Programa de Apoio aos Animais nos Bairros Acometidos pela Subsidência e os Desdobramentos para a Sociedade. Além do professor Pierre, o delegado Robervaldo e a representante da OAB, Adriana Alves, participam do debate o promotor público do MPE-AL, Alberto Fonseca e Eduarda Mafra, da Superintendência de Proteção e Defesa dos Animais de Alagoas. O evento terá início às 19h, no auditório da Reitoria.

O Grupequi

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas completa 15 anos como um dos mais ativos nessa área em todo o Brasil. Foi o responsável pelos quatro primeiros simpósios alagoanos de Medicina Equina, realizados em 2010, 2012, 2014 e 2017. O penúltimo aconteceu junto com o Simpósio da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq – Nordeste), em Maceió. O grupo também é promotor do Encontro Integrador nessa área, que congrega professores e profissionais da Região Nordeste do Brasil.

Desde 2020, iniciou as atividades do Programa de Apoio aos Animais da Braskem em Maceió, e tem como objetivo cuidar dos animais e conscientizar sobre a guarda responsável por meio de atendimento veterinário, acolhimento temporário, encaminhamento à adoção, entre outras ações. Ao completar quatro anos, supera a marca de oito mil animais atendidos, sendo um dos maiores programas de saúde pública da américa latina.