HU realiza primeira biópsia renal infantil guiada por ultrassonografia
Procedimento inédito no hospital pode diagnosticar doenças com mais conforto, segurança e menos complicações
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou recentemente um procedimento inédito na instituição. A equipe da pediatria realizou a sua primeira biópsia renal infantil guiada por ultrassom, em uma criança que possuía síndrome nefrótica (doença renal).
O procedimento foi feito no centro cirúrgico por uma equipe composta por cirurgião, médica do ultrassom, anestesista e profissionais da enfermagem. De acordo como chefe da Unidade da Criança e do Adolescente, o pediatra João Lourival, as biópsias abertas já eram realizadas no hospital, mas agora o procedimento pode ser realizado com o equipamento adequado e com profissional com experiência na área.
Ainda segundo o pediatra do HU, a biópsia guiada por ultrassom gera uma série de benefícios para o paciente. “Esperamos utilizar esse método sempre que possível, porque ele é menos invasivo, traz mais conforto, segurança e menos complicações para a criança, gerando um pós-operatório melhor, sem a necessidade de uma cicatriz maior”, enfatizou.
A biópsia guiada por ultrassom é um método menos invasivo, uma vez que o acesso ao órgão (rim, fígado) seria feito por uma abertura mínima para a entrada da agulha e guiada por ultrassonografista. No momento do procedimento, o tecido é retirado para a análise. Em alguns casos não é possível fazer esse tipo de biópsia. As contraindicações são relativas ao tipo de órgão e particularidades das patologias.