Licenciatura em Matemática EaD conquista bolsas Pibid pela primeira vez

Projeto destaca sucesso de ex-alunos e garante primeira participação do curso no programa de iniciação à docência

Por Danielle Cândido - jornalista (Ascom Cied) e Renner Boldrino - fotógrafo
Isnaldo Isaac Barbosa e Juliana Theodoro celebram a conquista das bolsas Pibid para a Licenciatura em Matemática EaD

O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância (EaD) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alcançou uma conquista inédita em 2024, recebendo 24 bolsas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Pela primeira vez, o curso terá um núcleo exclusivo no programa, consolidando a importância da educação a distância na formação de futuros professores para a educação básica.

Essa conquista não surgiu por acaso. De acordo com a professora Juliana Theodoro, vice-diretora do Instituto de Matemática e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EaD, a participação de alunos da Educação a Distância em edições anteriores de programas de formação docente, como a Residência Pedagógica, foi fundamental para a decisão de propor um núcleo próprio para o Pibid. "Um exemplo é o estudante Josivaldo Silva, que se destacou na Residência Pedagógica do ciclo anterior, apresentando trabalhos em eventos nacionais. Casos de sucesso como o dele foram motivadores para a criação de um núcleo exclusivo para a EaD", ressaltou.

A professora Juliana também destacou o papel do Instituto de Matemática: "A conquista das bolsas Pibid para a Licenciatura em Matemática EaD é fruto do esforço conjunto entre a coordenação do curso e o apoio fundamental do professor Isnaldo Isaac Barbosa, diretor do Instituto de Matemática. Estamos comprometidos em oferecer a melhor formação possível aos nossos alunos".

Para a professora Lilian Figueiredo, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Ufal, essa é uma vitória significativa para a EaD. "A inclusão do curso no Pibid é um reconhecimento do trabalho que temos feito para assegurar a qualidade da formação dos nossos alunos, e fortalece o papel do Instituto de Matemática na educação a distância", afirmou Lilian.

Juliana Theodoro ressaltou que ser o único curso de Matemática da Ufal a conquistar as bolsas do Pibid em 2024 é um marco importante para a história do curso. Ela destacou que isso reflete as lutas e os esforços contínuos da coordenação em parceria com a direção do Instituto de Matemática para tornar o curso de Licenciatura em Matemática EaD protagonista na universidade, assim como os cursos presenciais já são. "Os cursos EaD merecem esse reconhecimento", afirmou.

Para Juliana, é fundamental que a comunidade acadêmica compreenda o impacto da educação a distância e até onde a Ufal está chegando com seus cursos de qualidade, não só em Alagoas, mas em âmbito nacional. "A EaD está alcançando regiões onde muitas pessoas não tinham expectativa de mudança de vida", concluiu.

O Pibid, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo proporcionar aos alunos de licenciatura uma experiência prática desde os primeiros semestres do curso, inserindo-os no cotidiano das escolas públicas. A concessão das bolsas ao curso de Matemática EaD da Ufal representa uma ampliação significativa das oportunidades de formação, reforçando a importância do ensino a distância e o compromisso da universidade com a excelência na preparação de futuros docentes.