Maior evento de pesquisa e tecnologia vai abordar os biomas brasileiros

3ª edição da Sinpete acontece de 16 a 22 de outubro, em Maceió, Arapiraca, Delmiro e Santana do Ipanema

Por Jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

Já está tudo pronto para a 3ª edição da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece de 16 a 22 de outubro, nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. O tema deste ano é Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros. 

A conferência de abertura acontece na quarta-feira,16, pela manhã, no auditório da Reitoria, e terá como tema “A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em projetos locais: desafios e perspectivas”, com a diretora do Instituto Selo Social e Membro da Comissão Nacional dos ODS, Carina Giunco. A cerimônia começa às 8h30, com apresentação cultural, Vanilson Coelho no sax, seguida da formação de mesa de honra; lançamento da música-tema da Sinpete; homenagem ao Dia do Professor; e homenagem a divulgadores das ciências na educação básica 

Se você já se inscreveu, pode conferir a programação completa das atividades formativas em anexo, incluindo a programação de abertura e encerramento. Para quem ainda não fez a inscrição, pode realizar o cadastro no site, mas também é possível se inscrever nos dias do evento. Mas atenção, é preciso atentar para a capacidade dos espaços.

São 50 vagas em cada palestra. Estudantes e professores da educação básica e superior, pesquisadores, empreendedores e população em geral, poderão acompanhar a discussão de temas como inteligência artificial na educação, uso racional de medicamentos, agrotóxicos, iniciação científica, vida universitária, entre outros.

Já as oficinas, possuem duração de duas horas e 30 vagas por turma. Serão trabalhados temas diversos fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como drones, práticas lúdicas na educação infantil, introdução ao Sistema Braille, estética negra, uso de tablet para Deficiência Visual em sala de aula, notação musical, produção de mudas, prevenção e detecção precoce do câncer de pele, entre outros.

As mostras científicas formam uma programação a parte e recheada de temas variados, como conservação da Lagoa Mundaú, plantio simbólico de mudas, processos tecnológicos e desenvolvimento sustentável, além de atividades recreativas para crianças, exposições, oficina de perfumes, sabão ecológico, lançamento de foguetes, xadrez e chás medicinais.

Essas programações também podem ser consultadas no site do evento.

Arapiraca

Em Arapiraca a programação também está recheada. As atividades acontecem no Campus da Ufal e terá temas como folguedos populares, cartilhas para gestantes, inclusão, mudanças climáticas, energia solar, robótica, empreendedorismo, planejamento urbano, separação do lixo doméstico, racismo ambiental, mães contemporâneas, além de muitas outras atividades. Confira a programação completa no site. A mesa de abertura acontece às 9h do dia 16 de outubro, no pátio central do campus. As inscrições para a Sinpete em Arapiraca podem ser feitas diretamente na página. Veja mais no perfil @sinpetearapiracaufal.

Sertão

A programação do Sertão conta com atividades em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, como a visitação guiada às salas, cursos e laboratórios, Maratona de Inovação com docentes da educação básica e experimentos de física e química. Na Unidade Santana os participantes poderão acompanhar ainda a palestra "Empreender com
Impacto: O Caminho para Negócios Inovadores e Sustentáveis", com Kleciane Nunes. Veja a programação completa aqui

Sinpete

A Sinpete é um evento de divulgação e popularização da ciência, de interface universidade-escola, aberto ao público em geral, com atividades destinadas a estudantes e professores da Educação Básica e Superior, gestores, especialistas, pesquisadores, empreendedores, organizações da sociedade civil etc. Neste ano, o evento será estruturado no terreno que fica entre a Biblioteca Central e a Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, e acontece concomitante com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia .