NTI informa que principal causa da queda constante na internet da Ufal é externa

Técnico da RNP está em Alagoas desde ontem para atuar na estabilidade da conexão

Por Simoneide Araújo - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas vem passando por vários problemas de conexão de internet nos últimos tempos, o que dificulta o funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) esclarece que as quedas constantes, com indisponibilidade do link é um problema externo, uma vez que o POP-AL, ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no estado, desde abril de 2023, passou a ser o responsável pela rede alagoana de alta velocidade (Raave), que conecta a Ufal à internet.

Desde ontem (9), um técnico da RNP está em Maceió para que a conexão da internet seja restabelecida e a resiliência da rede seja ampliada. “Ele identificou as ações necessárias para ativar um novo link, que já está implantado na Ufal desde o primeiro semestre, mas não estava em operação. Esta ativação diminuirá a suscetibilidade do link a rompimentos no caminho do Centro da cidade até a Ufal. Só com a vinda desse profissional é que foi possível resolver esta questão”, esclareceu.

Cabral informa, ainda, que o POP-AL tem atuado para prover melhorias técnicas na rede para beneficiar a todas as instituições conectadas. O NTI, mesmo tendo deixado a gestão da rede, tem procurado contribuir de forma proativa com equipamentos e expertise técnica para que as ações sejam exitosas. “Antes, a conexão do Ifal [Instituto Federal de Alagoas], Uncisal [Universidade de Ciências da Saúde], Maternidade Santa Mônica e HGE [Hospital Geral do Estado], por exemplo, conectados à Raave, era de responsabilidade da Universidade, e, agora, não mais. Desde 2023, o POP-AL passou a atuar para manter tudo funcionando”, contou.

Por outro lado, o diretor afirma que a Ufal também tem problema de instabilidade interna da rede. "A instalação de equipamentos não autorizados, as intervenções não autorizadas nos equipamentos do NTI e os problemas técnicos no núcleo da rede têm contribuído com a indisponibilidade de algumas unidades. Equipamentos instalados sem a configuração adequada provocam ‘ruídos’ na rede e afetam todo o entorno. Alterações nos equipamentos, como movê-los de lugar, por exemplo, sem o devido acompanhamento do NTI, causam desconexão dos usuários conectados ao equipamento e podem causar danos”, esclareceu.

E completa: “Com relação ao núcleo da rede, é necessário substituir os equipamentos degradados. Neste sentido, o Instituto de Computação da Ufal disponibilizou um equipamento temporário que evitará panes no núcleo da rede até que os equipamentos definitivos possam ser adquiridos. Nossa expectativa é que a gente consiga manter a normalidade do serviço.”