Pró-reitoria Estudantil esteve presente no 22º Encontro do Fonaprace

Evento aconteceu em Maceió e discutiu as principais políticas de assistência estudantil

Por Ascom Ufal
Fonaprace aconteceu em Maceió e discutiu as principais políticas de assistência estudantil

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve presente no 22º Encontro Norte-Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O evento aconteceu de 2 a 4 de outubro no Centro de Inovação do Jaraguá e na Ufal, e discutiu temas como a Política Nacional de Assistência Estudantil, o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Ifes, o CadÚnico e o programa Incluir.

O professor Alexandre Lima, pró-reitor de Assistência Estudantil da Ufal e coordenador da Regional Nordeste do Fonaprace, explicou que o evento teve discussões com grupos de trabalhos e mesas-redondas. Sobre a Política de Assistência Estudantil foram discutidos, por exemplo, as expectativas para regulamentação, financiamento e implementação. A palestra foi ministrada pelo professor Leonardo Barbosa e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UnB).

“Também apresentamos as conclusões da 5ª Pesquisa do Fonaprace aos dias atuais, com palestra ministrada pela diretora da Divisão de Gestão de Suprimentos da Assistência Estudantil, Olívia Chaves de Oliveira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), e discutimos as potencialidades da ferramenta para os programas de assistência estudantil, em palestra ministrada pela secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Leticia Bartholo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, comentou.

O papel do Programa Incluir e das políticas de acessibilidade para a permanência estudantil foi o tema da palestra ministrada pela professora Lucelia Cardoso Cavalcante, vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O evento contou ainda com grupos de trabalho, onde se discutiram os seguintes temas: desafio da análise socioeconômica frente às exigências dos órgãos de fiscalização; políticas de inclusão, diversidade e acessibilidade; gestão, transparência e controle social do recurso Pnaes; e políticas de gênero, sexualidade e apoio à maternidade/paternidade nas Ifes.

Organizado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Ufal (Proest), o Fonaprace teve apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Confira o vídeo do evento no link.