Professor da Ufal tem livro no acervo da Biblioteca Latino-Americana

"Laguna de Encantos e Desencantos", do professor Rubens Duarte, destaca a ocupação humana e a forma como ela tem impactado a região ao longo dos anos

Por Izadora Garcia - relações públicas
Professor Rubens Duarte

Um marco histórico para a literatura alagoana e para a preservação do conhecimento ambiental foi estabelecido com a inclusão do livro "Laguna de Encantos e Desencantos", do professor Rubens Duarte, no acervo da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, em São Paulo. A obra, publicada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em 2023, destaca a trajetória da laguna Mundaú, em Maceió, e seu processo de antropização – a ocupação humana e a forma como ela tem impactado a região ao longo dos anos.

Rubens Duarte, professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dedicou anos de pesquisa ao tema, realizando investigações durante seu mestrado e doutorado. A obra não apenas relata a história da laguna, mas também propõe uma reflexão crítica sobre as consequências da urbanização e das ações humanas no ecossistema local. "O livro é um convite à conscientização sobre a importância de preservar nossos recursos naturais, que são parte fundamental da nossa identidade cultural e ambiental", destaca o professor.

A inclusão de "Laguna de Encantos e Desencantos" na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita é uma conquista significativa, não apenas para Duarte, mas para todos os alagoanos. A biblioteca faz parte do Memorial da América Latina, um complexo cultural que inclui diversos espaços projetados por Oscar Niemeyer. Com a missão de organizar e disponibilizar acervo especializado em América Latina, a biblioteca contribui para o ensino, pesquisa e extensão cultural, disponibilizando uma plataforma acessível para consulta de obras.

O portal da biblioteca permite que os interessados acessem um acervo de 115 trabalhos sobre Alagoas, com obras de autores renomados, como Mário Marroquim e Théo Brandão.

O professor Rubens, emocionado com a conquista, ressalta: "Esse reconhecimento é um estímulo para continuarmos nossas pesquisas e publicações, sempre buscando contribuir para a construção de um futuro sustentável. A laguna Mundaú é um patrimônio que deve ser cuidado e respeitado."

Com a publicação de "Laguna de Encantos e Desencantos", Duarte também espera inspirar novas gerações de pesquisadores e estudantes a se aprofundarem nas questões que envolvem o meio ambiente e a antropologia da região. A obra já está disponível na biblioteca e promete ser uma referência para acadêmicos e interessados no tema.

A história de Rubens Duarte e sua obra agora se entrelaçam com a rica tradição cultural e acadêmica da América Latina, elevando a voz de Alagoas em um contexto mais amplo e reafirmando a importância da preservação dos nossos recursos naturais para as futuras gerações.

A paixão sobre a laguna não se restringiu às suas pesquisas e ao livro. Em 2020, Rubens criou o perfil no Instagram @maceiomarelaguna, voltado para a divulgação de suas pesquisas e das atuações de outros pesquisadores na área. A página disponibiliza diversos trabalhos para leitura ou download, promovendo um espaço de compartilhamento de conhecimento.

Além disso, em 2023, o professor coordenou um projeto de extensão intitulado "Saberes Ufal - Maceió Mar e Laguna", que consistiu em uma série de seis debates online, abordando temas relacionados ao meio ambiente marítimo e lagunar em Maceió. As lives, nas quais ele foi o debatedor junto a convidados especializados, estão gravadas e disponíveis no perfil, ampliando ainda mais o acesso ao conhecimento sobre a laguna Mundaú e suas questões contemporâneas.