Professor mostra caso de sucesso da Ufal no Paquistão e em Abu Dhabi

Krerley Oliveira ministrou curso, palestras e alinhou futuras parcerias com instituições internacionais

Por Manuella Soares - jornalista

O ensino da matemática da Ufal ultrapassou fronteiras e foi compartilhado com diversos estudantes do Paquistão e dos Emirados Árabes neste mês de outubro. O professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM/Ufal) ministrou um curso de duas semanas num mestrado internacional organizado pela Lahore University Management School (LUMS), no Paquistão, e foi convidado para palestrar no Seminário de Matemática da Khalifa University, em Abu Dhabi.

“A viagem foi bastante produtiva, me permitiu entender um pouco mais da Matemática no Paquistão e nos Emirados Árabes e discutindo possíveis futuras colaborações entre essas universidades e a Ufal, especialmente em treinamento olímpico de matemática, coisa que eles ainda não têm”, destacou Krerley.

Além do curso organizado pela Lums, em cooperação com o International Center of Theoretical Physics (ICTP), da Itália, o professor foi homenageado e realizou palestras nas principais escolas paquistanesas como o Aitchison College e o SundharSTEM.

O docente da Ufal ainda levou para Abu Dhabi suas pesquisas sobre como a Inteligência Artificial e a matemática estão impulsionando a inovação em vários campos. Krerley apresentou a experiência de sucesso da Ufal com o Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (LED). Ele mostrou os recentes avanços em Processamento de Linguagem Natural (PNL) e Visão Computacional (CV) aplicados pela equipe para resolver desafios críticos nos setores público e privado.

Entre os principais exemplos compartilhados estão a melhoria da gestão da saúde por meio de PNL avançada, o aumento da eficiência do Sistema de Justiça de Alagoas e projetos no varejo e na indústria de saúde animal.

O LED é um grupo de pesquisa da Ufal formado por professores universitários, alunos de graduação e ensino médio, vinculado ao Centro de Matemática Aplicada e Computacional (Cpmat/Ufal). O laboratório mantém parcerias com várias instituições de pesquisa do Brasil, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).