Professora Juliana Theodoro é vencedora do primeiro Prêmio Elas na Matemática

Vice-diretora do Instituto de Matemática da Ufal e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EaD foi reconhecida na categoria “Faz a Diferença na Matemática”

Por Danielle Cândido - Jornalista, com informações da SBM
Professora Juliana Theodoro é vencedora do primeiro Prêmio Elas na Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em conjunto com uma comissão internacional, elegeu por unanimidade a professora Juliana Theodoro Lima como vencedora do primeiro Prêmio Elas na Matemática, na categoria "Faz a Diferença na Matemática". A cerimônia de premiação ocorreu no dia 2 de outubro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante o 1º Workshop da SBM de Mulheres na Matemática.

O prêmio da SBM, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o reconhecimento da excelência da participação da mulher na solução dos desafios da pesquisa no âmbito científico. O objetivo da iniciativa é promover ações voltadas para a capacitação das mulheres cientistas e o aprimoramento da educação matemática para aumentar a representatividade feminina no campo.

A comissão julgadora destacou que Juliana Theodoro Lima conduz projetos de grande impacto, promovendo a inclusão de meninas e mulheres na área de STEM, com ênfase em estudantes que também são mães. “Além disso, seus esforços vão além da ciência, ao incluir iniciativas voltadas para a educação de mulheres encarceradas. Juliana lidera um projeto inovador e pioneiro que busca integrar um grupo subvalorizado, mas de enorme relevância social, ao campo da matemática. Sua atuação destaca-se pela contribuição significativa à diversidade e à equidade na ciência e educação”, descreveu o parecer da premiação.

Juliana Theodoro Lima é vice-diretora do Instituto de Matemática (IM) da Ufal e coordenadora de Extensão do IM, sendo a primeira mulher a ocupar uma posição de destaque na direção do instituto em 50 anos de cursos de Matemática na Ufal. Ela também coordena o curso de Licenciatura em Matemática EaD, é conselheira da Editora da Ufal (Edufal), e atua em comissões na corregedoria setorial da Universidade. Para ela, cada prêmio é um incentivo: “Sinto uma mistura de felicidade por saber que meu trabalho está sendo reconhecido. Sabemos da seriedade do nosso trabalho, realizado em conjunto com meninas e mulheres incríveis que estão por trás desse grande projeto”, declarou.

Trajetória e engajamento em projetos pela igualdade de gênero

Nascida em Jaboticabal, no interior de São Paulo, Juliana foi incentivada ao estudo desde a infância. Sua mãe, professora, a presenteava com livros, e Juliana aprendeu a ler por conta própria. Aos 5 anos, já estava no antigo ‘Pré’ (equivalente ao 1º ano do Ensino Fundamental hoje). Embora tivesse momentos de lazer com outras crianças, sua verdadeira paixão era a leitura. A fascinação pela Matemática veio naturalmente, já que ela sempre se interessou por fórmulas e números.

Com 16 anos, passou no vestibular e ingressou na Unesp, em São José do Rio Preto, para o curso de Bacharelado em Matemática. Após quatro anos no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), completou o Mestrado e o Doutorado em Matemática no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos.

Durante o Doutorado, realizou um período sanduíche em Vancouver, no Canadá. Possui três Pós-Doutorados: um no ICMC e os outros dois no Canadá, em Montreal e Winnipeg. Sua área de atuação é a Topologia Algébrica, com pesquisas relacionadas à Teoria de Tranças e Enlaçamentos de Intervalos em Superfícies, entre outras.

Em novembro, completará oito anos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde é vice-diretora do Instituto de Matemática desde 2017. Desde o início de sua carreira acadêmica, Juliana é engajada em promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina na ciência. Atualmente, ela desenvolve o projeto “Ciências por Trás das Grades”, que busca incentivar a educação e o empoderamento de mulheres privadas de liberdade em um presídio de Maceió, além de projetos que promovem a inclusão de mulheres na área de STEM, especialmente aquelas que são mães.

Categorias do Prêmio Elas na Matemática

Nesta primeira edição do prêmio, três categorias homenagearam cientistas com carreiras de destaque no Brasil e no exterior, durante o I Workshop da SBM de Mulheres na Matemática, em Maringá:

JULIANA THEODORO LIMA – Ufal
Faz a Diferença na Matemática
Destinado a mulheres que contribuíram significativamente para a inserção feminina no ambiente acadêmico da Matemática, promovendo a capacitação de mais mulheres cientistas e coordenando iniciativas que encorajam meninas a ingressarem na área.

MARIA JOSÉ PACÍFICO – UFRJ
Cientista Destaque de Matemática do Brasil
Destinado a pesquisadoras com carreira consolidada, que atuaram como lideranças e trouxeram contribuições relevantes à pesquisa matemática brasileira e internacional.

MARIA SOLEDAD ARONNA – FGV EMAp
Jovem Cientista Destaque de Matemática do Brasil
Destinado a pesquisadoras em início ou meio de carreira, até 45 anos, que tenham contribuído de forma significativa à pesquisa matemática no Brasil e à formação de recursos humanos, sendo promissoras como futuras lideranças na área.

Como parte do prêmio, cada vencedora recebeu o valor de R$ 10.000,00, além de diploma e placa comemorativa.